4 ps do marketing

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Qualquer estratégia de marketing se baseia em pilares para obter resultados satisfatórios. Esses pilares são conhecidos como os 4 Ps do marketing, sendo eles: Preço, Praça, Produto e Promoção. Eles vão definir como a marca irá chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.

Desde que essa estratégia foi criada, na década de 60, ela é utilizada para embasar decisões nas empresas de pequeno, médio e grande porte ao redor do mundo. E conforme as coisas foram evoluindo ao longo do tempo, esse método também foi se adaptando às demandas, mas sem perder o conceito.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre os 4 Ps e como eles agregam valor para o seu empreendimento.

O que são e qual a importância dos 4 Ps do marketing 

Os 4 Ps são os pilares básicos para que uma empresa monte sua estratégia de marketing a fim de atingir o público alvo e alcançar seus objetivos no mercado. O conceito leva esse nome devido às iniciais das palavras que compõem essa estratégia, sendo elas: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Essa ideia se baseia em estudar cada um desses aspectos, planejar e executar ações que considerem suas particularidades, assim a empresa fica mais próxima de seus objetivos de divulgação, vendas e fortalecimento da marca.

Elas foram criadas para apoiar as tomadas de decisões na empresa, já que são ferramentas básicas. Por esta razão, os 4 Ps têm sido amplamente utilizados por empresas de todos os tamanhos e segmentos, além dos profissionais de diferentes áreas do marketing. Os 4 Ps do marketing são usados para fazer uma estratégia apropriada para o produto ou serviço que está sendo oferecido ao público alvo, além de estar um passo à frente da concorrência.

Nike, Apple e Havaianas são fortes exemplos de empresas que usam a estratégia dos 4 Ps tamanha a sua importância.

Há várias razões pelas quais é tão importante conhecer os 4 Ps do marketing de forma detalhada.

Quais são os 4 Ps do marketing de forma detalhada

Com o conceito e a importância da estratégia compreendidos, é hora de detalhar cada um desses pilares e ver como eles se encaixam.

P de Produto

Os produtos são a base de nossa existência. Eles satisfazem as necessidades dos consumidores e trazem benefícios para suas vidas. E ao seu redor são criados os outros Ps.

Além disso, as empresas estão sujeitas à lei da oferta e demanda e, para chegar aos consumidores, elas têm que vender seus produtos e serviços. Quanto mais pessoas comprarem, mais produtos e serviços serão criados, e mais lucros serão obtidos. Assim, os produtos e serviços oferecidos por uma empresa são os pilares que sustentarão a estratégia a ser desenvolvida.

O bom produto é aquele que o cliente deseja que seja entregue à ele sem nenhuma falha. Para que isso aconteça, é necessário tomar algumas decisões sobre o desenvolvimento do produto, como qualidade, características, design, linhas do produto, branding e os serviços agregados.

P de Preço

Preço é a estratégia básica para oferecer produtos e serviços ao preço certo.É a primeira ferramenta a ser utilizada na estratégia, pois é o primeiro passo na estratégia de marketing, e é a ferramenta que definirá a faixa de preços dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Esta é também a ferramenta que determinará o montante de lucro que a empresa obterá com as vendas de seus produtos e serviços.

Desde que os produtos e serviços oferecidos pela empresa sejam os adequados, e o preço seja suficientemente baixo, a empresa terá mais lucro com as vendas de seus produtos e serviços do que com o custo do produto e dos serviços.

Uma pesquisa recente realizada pela Associação Americana de Marketing (AMA) revelou que as três principais razões para os clientes comprarem de uma determinada marca são o preço, a qualidade do produto e a reputação da marca. Portanto, o preço dos produtos e serviços oferecidos pela empresa é um elemento muito importante da estratégia de marketing.É a ferramenta que fará com que seu produto ou serviço se destaque dos demais, e lhe permitirá atrair novos clientes e manter os já existentes. 

P de Promoção

A promoção é a ferramenta que ajudará a empresa a estar um passo à frente da concorrência, permitindo que a empresa alcance seus objetivos.

Muitas pessoas pensam que essa ação está ligada diretamente a ofertas ou liquidações, mas não. A promoção é o ato de promover uma marca ou um produto, persuadindo o consumidor a realizar a compra.

Para fazer isso, é necessário enviar mensagens por API, e-mail marketing, dentre outras estratégias para atingir o público alvo com eficiência e a linguagem adequada.

P de Praça

A praça é o lugar ou local de onde um produto vem, mas esta é uma referência aos canais de distribuição, tais como físicos ou virtuais. É através deste P que se define como o produto chegará ao consumidor.

Nesse contexto, a palavra praça representa o local onde o produto é comercializado e os canais de distribuição utilizados para que o produto chegue até o consumidor. Portanto, é necessário que algumas decisões sejam tomadas para que o lugar escolhido seja assertivo para o negócio, sendo elas canais e cobertura de distribuição; pontos e regiões de venda, locais de estoque, frete e logística.

Resumindo, esta estratégia de marketing como um todo é uma ferramenta que ajuda as empresas a desenvolver os canais de distribuição que atingirão seu público-alvo e promoverão seus produtos. Os canais de distribuição são físicos ou virtuais, e podem ser tradicionais ou on-line. 

O conceito toma seu nome a partir das iniciais das palavras que compõem esta estratégia: Produto, Preço, Praça e Promoção. Eles foram criados para apoiar a tomada de decisão na empresa, uma vez que são ferramentas básicas. Por esta razão, os 4 Ps foram amplamente utilizados por empresas de todos os tamanhos e segmentos, e por profissionais de diferentes áreas de marketing.

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