Blog da Economapas

5 tendências tecnológicas para o cenário do pós-pandemia

5 minutos para ler

A pandemia da Covid-19 mudará a nossa vida para sempre. Já nos primeiros meses, a doença provocou mudanças no modo como trabalhos, estudamos e compramos. Por exemplo, nos Estados Unidos, as compras online cresceram 49% entre março e abril de 2020. No Brasil, os negócios online cresceram 47% em abril comparados a março deste ano. Inovação é palavra de ordem nesse novo cenário e tendências tecnológicas guiarão você nesse momento para manter-se competitivo. 

O novo coronavírus acelerou o futuro: as modificações que normalmente seriam implementadas de forma gradativa (como trabalho remoto, loja online, serviços de entrega) precisaram ser apressadas. Qual é a realidade da sua empresa diante desse cenário? Continue a leitura e conheça 5 tendências tecnológicas que devem prevalecer quando a pandemia passar!

1. Trabalho remoto

A primeira grande e perceptível mudança foi na realocação dos funcionários das empresas. No início da quarentena, em março de 2020, houve uma queda de 33% no deslocamento de pessoas para os locais de trabalho no Paraná. Com isso, as empresas precisaram se adaptar ao novo cenário.

As que já apostavam em um modelo mais colaborativo e menos hierárquico tiveram menos problemas, porém, as empresas que fixam o modelo de trabalho numa visão industrial enfrentaram dificuldades nos acessos a dados (geralmente concentrados dentro da empresa), na avaliação de produtividade do colaborador ou em uso de plataformas digitais para desempenhar suas funções.

2. Uso de dados para tomada de decisão

A pandemia reforçou, ainda, a importância dos dados para tomada de decisões. A crise mundial colocou empresas em uma tempestade de informações. A cultura data driven (baseada em dados) é indispensável para as empresas que buscam minimizar riscos, economizar tempo e investimentos.

Os dados serão os responsáveis pelo sucesso de qualquer negócio, pois permitem conhecer mais sobre o mercado para poder expandir, avaliar potenciais clientes, conhecer melhor a concorrência, investir em ações concretas de marketing ou lançar novos produtos e serviços. 

A cultura data driven será essencial e necessária. A combinação dos dados da própria empresa com os dados de mercado através de big data, geomarketing e a geolocalização trazem ganhos para o planejamento estratégico, inteligência, expansão do negócio, além de também trazer ganhos para o marketing e vendas. A partir do foco em uma região de sucesso para a sua persona é possível ter muito mais retorno. Para grande empresas ou pequenas focar e personalizar nas regiões interessantes traz mais resultados do que ser abrangente e não personalizado. 

3. Softwares para educação a distância

As aulas presenciais, migraram totalmente para o ambiente online. Professores improvisaram para poder atender os alunos em diversos segmentos e níveis da área de educação. Esse cenário possibilita um crescimento na criação de novos softwares de educação a distância, pois são necessárias tecnologias personalizadas para permitir um bom aproveitamento das aulas online.

4. Carros autônomos para entregas

Com o risco de exposição ao vírus por meio do contato humano, as empresas automobilísticas se reinventam. O uso de carro elétrico, sem motorista, está sendo testado para os serviços de entrega em pequenas distâncias.

A empresa Neolix, instalada na China, já iniciou experimentos com uma pequena van ou utilitário que funciona com bateria elétrica e possui autonomia para andar até 100 quilômetros a 50 km/h. Com apoio do governo, o veículo levou medicamentos a áreas mais atingidas pelo novo coronavírus e alimentos para trabalhadores no combate à pandemia. 

5. Telemedicina

Outra importante área em transformação é a saúde. Com ajuda da tecnologia, por meio da realidade virtual é possível atender pacientes a distância. Um exemplo de sucesso é o caso do médico que tratou uma trombose venosa profunda em um astronauta durante uma missão espacial. Isso foi possível através da telemedicina, que era proibida no Brasil até pouco tempo. Em maio de 2020, o Senado brasileiro sancionou lei que permite uso da telemedicina durante a crise do coronavírus.

A situação epidemiológica trouxe impactos profundos para a população mundial. Temos apresentações culturais mais imersivas com shows online, reconfiguração dos espaços físicos do comércio para minimizar contato humano, potencialização dos serviços de entrega em comércios presenciais, como restaurantes, entre outros. Isso só mostra que é importante acompanhar as tendências tecnológicas para que sua empresa se mantenha competitiva no novo cenário pós-pandemia.

A mudança está acontecendo e a tecnologia pode ajudar você a crescer. Atente sempre para informações atualizadas e confiáveis para tomar decisões acertadas sobre o futuro do seu negócio. Portanto, siga-nos nas redes sociais e acompanhe mais notícias. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube e Twitter!

Posts relacionados

Deixe um comentário