Análise de mercado: guia completo para aplicar no seu negócio

7 minutos para ler

Empreender envolve diversos desafios e riscos que precisam ser bem calculados para buscar a melhor forma de eliminar, ou pelo menos, reduzir o impacto deles na abertura e no crescimento do seu negócio.

A melhor forma de entender e mapear os desafios futuros bem como mensurar tais impactos é através da análise de mercado.

Empresas que investem constantemente nessa ferramenta demonstram preocupação com o cliente, marcam o posicionamento do negócio e tendem a ganhar credibilidade perante seu público.

Se você quer implementar a análise de mercado no seu negócio, mas não sabe como, então este artigo é para você. Acompanhe!

O que é análise de mercado?

Em linhas gerais, a análise de mercado nada mais é do que um mapeamento detalhado que ajuda a definir como o seu negócio vai funcionar na prática. A grande vantagem de fazer uma análise precisa é conseguir vislumbrar os desafios e melhores saídas para cada um deles. 

Para ser completa, precisa abranger todos os pontos do negócios, incluindo:

  • viabilidade financeira;
  • perfil demográfico do cliente;
  • mapeamento de fornecedores;
  • análise da concorrência. 

Entenda a seguir como incluir cada uma dessas etapas na sua análise!

Quais as etapas da análise de mercado?

Viabilidade Financeira:

Nessa etapa, serão avaliados os custos relacionados a:

  • Produção;
  • Operação;
  • Impostos;
  • Infraestrutura física;
  • Capital de giro; 
  • Projeção de faturamento para a operação;
  • ROI esperado x atingido;
  • Entre outros.

Além de coletar estas informações do seu negócio, será preciso compará-las com as médias de mercado, a fim de entender, por exemplo, se seu negócio é viável financeiramente e se ele está acima ou abaixo do que acontece em outras empresas. 

Perfil do Cliente

Aqui é importante ter clareza na definição do público-alvo:

  • Quem são os potenciais clientes do negócio?
  • Quais seus hábitos de consumo
  • Qual seu estilo de vida predominante?
  • Em quais regiões estão concentrados?

Além disso, o levantamento dos tradicionais dados demográficos também são importantes: idade, classe social, ocupação, renda e quantidade de filhos.

Análise de Fornecedores

Nesta fase, cabe a você coletar e organizar informações relevantes sobre seus fornecedores, tais como:

  • Quem são os principais parceiros? 
  • Onde estão localizados? 
  • Quais produtos/serviços oferecem e a que custo? 
  • Quais as formas e prazo de pagamento? 
  • Qual a facilidade de negociação? 
  • Entregam para você ou precisa buscar? 
  • E a logística, como será?

Essas são algumas perguntas para nortear a pesquisa de parceiros que terão impacto direto sobre o seu produto ou serviço, principalmente em preço e qualidade. Um bom fornecedor com quem se tenha bom relacionamento é um grande aliado do crescimento do negócio.

Análise da Concorrência

Por fim, mas não menos importante está a análise de mercado da concorrência. Para isso, você precisa, antes de mais nada, definir quem são concorrentes diretos e indiretos.

Para isso, tenha em mente que indireto é aquele que, mesmo não sendo do mesmo nicho que o seu, pode acabar atraindo seus clientes e os “roubando” de você. Um bom exemplo é a relação entre pet shop e mercado. Apesar de terem naturezas diferentes, o cliente pode comprar a ração do seu pet em ambos os lugares.

Definido isso, é hora de mapear e entender a oferta dos seus concorrentes e como eles se posicionam perante os clientes.

Outro ponto relevante é determinar qual a distância geográfica entre o seu ponto desejado e os principais concorrentes. 

Esse mapeamento geográfico pode ser muito útil para que você planeje assertivamente ações de marketing e distribuição que podem blindá-lo de perder clientes para a concorrência.

Qual é a importância da Análise de Mercado?

É fundamental realizar a análise de mercado periodicamente para proteger seu negócio de fatores internos e externos que podem afetar seu desempenho. Entenda melhor os fatores que tornam a análise de mercado tão importante para a saúde de um negócio.

Mudanças no cenário

Quanto antes você conseguir prever mudanças no cenário do seu negócio, mais rapidamente vai se preparar para enfrentar os desafios dessa nova realidade, transformando as mudanças em oportunidades ao invés de vê-las como ameaça.

Saúde financeira em todas as etapas do negócio  

Uma análise de mercado realizada de forma abrangente garante a saúde financeira do seu negócio desde a implantação dele, passando pelos processos operacionais — como implantação de sistemas de gestão, de atendimento — e de finanças — definindo o momento ideal de escalonar e expandir as áreas de atuação. Isso facilita, por exemplo, a tomada de decisão sobre abrir novas lojas e franquias.

Em resumo, quanto mais dados você tiver sobre seu público e seus concorrentes, maior será a possibilidade de se destacar no mercado.

Veja agora as principais áreas do negócio que uma análise deve contemplar!

Como fazer a Análise de Mercado

Como vimos até aqui, a análise de mercado é abrangente e deve ser utilizada de forma estratégica na empresa. Por este motivo, é importante que envolva as principais áreas da empresa. 

Entenda melhor quais são as atribuições de cada área para a execução de uma análise de mercado consistente.

Departamento Financeiro

O objetivo aqui é estudar o menor risco e custo no estudo de viabilidade para abertura e manutenção do negócio, com base em informações detalhadas de mercado.

Departamento de Vendas

Responsável por avaliar onde será necessária a alocação mais efetiva dos esforços de vendas de acordo com o perfil de mercado da região. Além disso, deve-se considerar os fatores socioeconômicos determinantes de cada local e, dessa forma, prever uma gestão mais eficiente nos territórios prioritários.

Departamento de Marketing

Trazer a análise detalhada do perfil de consumo e da concorrência no entorno do negócio, além de escolher os melhores locais para ações de marketing com base no fluxo de pessoas e no perfil socioeconômico do público-alvo. Definir a estratégia de marketing e mix de preço/produto conforme perfil de consumo local.

Departamento de Expansão

Responsável por aplicar a análise de mercado com o fim de avaliar o menor risco e custo de viabilidade, determinando melhor a escolha do ponto comercial. 

Cabe a este segmento fazer uma análise detalhada do perfil de consumo e concorrência do entorno para abertura de novo estabelecimento.

Conclusão

Como visto ao longo do artigo, a análise de mercado é abrangente e deve envolver todos os pontos de contato do negócio, considerando questões internas e externas.

Se você precisa de ajuda para executá-la em seu negócio, então precisa conhecer a Economapas, que dispõe dos melhores recursos para ser sua aliada estratégica. Experimente grátis por 7 dias e descubra o que podemos fazer por você e pelo seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário