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Análise SWOT – O que é e como deixa seu empreendimento primoroso no mercado

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Na hora de montar uma estratégia para sua empresa e para novos projetos é necessário conhecimento, planejamento e sensibilidade. E é nisso que se baseia a análise SWOT.

A sigla SWOT provém do inglês e tem  como significado: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A partir daí, gestores e empreendedores definem estudos, ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar a operação de seus negócios. Mas o que é a análise SWOT? E o que ela agrega para a empresa?

O que é análise SWOT

Análise SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico usada na gestão de projetos para facilitar a análise e o embasamento na tomada de decisão. Essa estratégia é utilizada antes de implementar qualquer projeto de impacto na empresa.

A análise SWOT apresenta um diagnóstico completo da situação da empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a evitar quaisquer riscos e aproveitar as oportunidades do mercado.

Esse método foi criado na década de 60, na Universidade de Stanford, pelo consultor de empresas Albert Humphrey. Ele liderou um projeto de pesquisa que analisou e cruzou sistematicamente os dados das 500 maiores empresas da época.

Com o passar do tempo, essa estratégia foi aprimorada e destrinchada para que sua execução seja simplificada e assertiva. As forças, fraquezas, oportunidades e ameaças foram divididas em dois ambientes: interno e externo.

Ambiente Interno

O ambiente interno refere-se às forças e as fraquezas, ou seja, todos os pontos positivos e negativos que são cruciais dentro da empresa ou do projeto que se quer implementar.

Forças

São as características e elementos do seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência, seus diferenciais competitivos, as aptidões mais fortes do seu negócio, seus melhores serviços e produtos, e também o grau de satisfação dos seus clientes.

Fraquezas

São questões que podem prejudicar ou interferir negativamente no andamento dos processos da empresa, como por exemplo altos custos com serviços desnecessários, logística má planejada,  maiores gastos com a manutenção de equipamentos, colaboradores que não se encaixam em determinada função.

Ambiente Externo

No ambiente externo estão as oportunidades e ameaças. Elas englobam o microambiente, que são a análise de mercado, clientes, concorrentes, fornecedores e empecilhos; e também o macroambiente, que envolve os meios político, econômico, social, cultural, demográfico e ambiental.

Por ser um pouco mais complexo e abrangente, se torna um ambiente que a empresa não tem o controle total igual no ambiente interno. Portanto, é essencial que a empresa esteja atenta a tudo que envolve o mercado no qual está inserida, a fim de lidar de forma eficaz com quaisquer acontecimentos.

Oportunidades

São forças externas que criam um cenário favorável para a empresa. Esse é o momento principal para ter sagacidade e visão empresarial, pois podem acontecer coisas que você não imaginaria, como por exemplo uma parceria com algum concorrente, um modismo passageiro que aumente o consumo do seu produto, além de mudanças na política econômica e leis do estado ou país.

Ameaças

São os elementos que influenciam negativamente a empresa. É necessário analisar possíveis eventos que possam atrapalhar seus lucros e o empreendimento como um todo, como catástrofes naturais, oscilações na economia e surgimento de concorrentes. É o oposto das oportunidades, porém com os mesmos princípios.

Como estruturar a análise SWOT

Por ser um método que envolve tomadas de decisões importantes para a empresa, geralmente são os gestores que realizam esse processo de análise SWOT. Porém, a empresa é composta por colaboradores que estão imersos diariamente em todas as áreas da empresa, então o recomendável é que este método seja desenvolvido através do trabalho em equipe, porque além de estreitar a relação dos funcionários com a empresa, aumentará o seu comprometimento com os resultados do projeto.

Agora que você já sabe o que é análise SWOT e como ela se divide, chegou a hora de estruturar esse planejamento. Primeiro identifique seu objeto de estudo, depois realize uma pesquisa completa sobre ele, faça um brainstorming com a equipe, lapide essas ideias do brainstorm e defina as decisões a serem tomadas.

Vantagens em ter o Economapas junto a esse planejamento

Através dos dados de mercado atualizados que são relevantes para a estratégia comercial, a Economapas é uma plataforma de geolocalização essencial para dar o direcionamento correto para os negócios em diversas áreas, como expansão, marketing e comercial.

Partindo desse princípio, a Economapas ajuda no planejamento, crescimento e consolidação da sua empresa através de: 

  • aumento das vendas por geração de leads mais baratos e qualificados;
  • redução de custo e tempo de vendas por otimização do tempo da equipe comercial;
  • maior retorno dos investimentos de marketing devido a campanhas geolocalizadas assertivas;
  • redução de risco, custo e tempo no processo de expansão de negócio ou lojas;
  • aumento do faturamento das regiões e locais escolhidos para futuros negócios;
  • melhora da inteligência de mercado e monitoração de concorrência.

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