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Captação De Alunos: Dicas Essenciais De Como Aumentar A Sua

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Se a sua captação de alunos não anda muito bem, está na hora de criar um conjunto de estratégias, analisar melhor o mercado e o perfil do seu público-alvo. Uma captação efetiva depende não só de quem são seus clientes/alunos ideais, mas também do segmento da sua escola ou curso e região em que atua. 

Neste artigo, o Economapas vai te ajudar a saber por onde começar essas estratégias, confira!

Como aumentar a captação de alunos

A primeira coisa a ser feita é levar em consideração fatores do seu curso e também do seu público-alvo. Ou seja, fatores internos e externos como:

  • fatores internos (do curso): qual é o propósito da empresa, pontos fortes, missão  e que tipo de experiência quer proporcionar aos alunos;
  • fatores externos (público-alvo): escolaridade, hábitos de consumo, classe social e faixa etária. 

É fundamental encontrar o perfil do aluno ideal e, assim, direcionar suas ações de captação de alunos de forma mais assertiva. 

Adote a geolocalização

Imagine que você é dono de uma academia e entende que, na sua região, possui uma grande quantidade de domicílios com mais de 3 pessoas (famílias). Esse seria um insight para gerar promoções e planos mensais em família e atrair mais alunos!

Uma maneira de obter esse tipo de informação é por softwares de geolocalização, como o Economapas. Sabendo exatamente o perfil de pessoas que residem ou trabalham na região da sua escola, você não correrá o risco de precificar seus cursos erroneamente, por exemplo. 

Coloque em prática estratégias de marketing digital

Depois de entender o seu público-alvo e estudar o segmento da sua instituição educacional, você provavelmente já saberá quais canais de comunicação são mais eficazes para atingir futuros alunos. 

Um meio de comunicação muito provável é a internet. Apenas para você ter uma ideia, 51% da população mundial já têm acesso à internet e, de acordo com  o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, o Brasil está entre os três países com maior tempo de uso.

Por isso, investir em marketing digital é o que pode ajudar sua empresa a alcançar seu público e nutrir o relacionamento com ele. Além de um site otimizado e perfis nas redes sociais, procure:

  • implementar estratégias de inbound marketing;
  • realizar disparos de e-mail marketing;
  • ter um blog com conteúdo rico sobre o segmento da sua escola.

Ações promocionais e estratégias regionais

A sua organização trabalha com franquias? Então é importante considerar o que falamos acima: levar em conta estratégias de geolocalização. O motivo é que, embora a marca seja a mesma, não é sempre que uma região responde às estratégias de captação de alunos da mesma forma que outra. 

Nesse sentido, entenda a fundo o perfil da região e, a partir daí, você pode desenvolver estratégias regionais e ações promocionais efetivas. Por exemplo: 

  • período de teste gratuito;
  • desconto em matrículas;
  • preços especiais para planos em grupo;
  • disponibilizar um trecho das aulas em vídeo no site e em redes sociais.

Invista em uma equipe de vendas

Uma relação de excelência com o público é importante tanto para reter alunos quanto para captá-los. E é nesse segundo aspecto que uma equipe de vendas vai atuar fundamentalmente, por isso, invista na contratação e treinamento desses profissionais. 

Eles terão um papel essencial na captação de alunos por meio de:

  • apresentação da infraestrutura da instituição;
  • valorização e explicação do método de ensino, disciplinas ou tipos de aulas;
  • apresentação de professores;
  • conceder as vantagens e diferenciais que, em um primeiro momento, o aluno pode não saber. 

Tudo de uma forma persuasiva, humana, honesta e até mesmo por meio de gatilhos mentais. 

Bônus: Informações coletadas pelo Economapas para você iniciar a estratégia de captação de alunos da sua escola

Agora que você já sabe por onde começar sua estratégia de captação de alunos, verá a seguir uma tabela comparativa com os gastos com cursos superiores e regulares ao mês nas capitais da Região Sudeste do Brasil. Esses dados foram coletados diretamente do Economapas e esperamos que ajude você a definir preços da sua escola ou curso e criar estratégias promocionais:








Estudantes (%)







Nível Superior (%)Nível Médio (%)Nível Fundamental (%)Escolas estaduais (Qtd.)Escolas municipais (Qtd.)Escolas federais (Qtd.)Escolas privadas (Qtd.)Matrículas – total (Qtd.)
RIO DE JANEIRO – RJ22,8227,0861,86
74,01317,001584,00
25,00
2001,00
3799,00

SÃO PAULO – SP
20,7623,1956,1469,261214,00
1570,00
4,004670,00
7060,00
VITÓRIA – ES23,0335,8965,5574,1819,00105,003,0076,00193,00
BELO HORIZONTE – MG22,2222,0854,3167,14231,00329,006,00882,001384,00
Informações retiradas do Economapas em 10/09/2021

Se você deseja mais dados desse tipo, saiba que o Economapas oferece uma série de recursos e informações preciosas que vão ajudar você a captar mais alunos. Conheça melhor o software!

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