Como Começar um Negócio Durante e Pós-Pandemia

3 minutos para ler

Apesar da pandemia do coronavírus parecer que tem data marcada para terminar, o futuro ainda é incerto. Então se você está pensando em empreender e quer saber como começar um negócio agora, neste artigo trouxemos dicas essenciais para esse processo e também descubra como o Economapas pode te ajudar!

Como começar um negócio durante uma crise

A melhor maneira de reduzir riscos na hora de abrir um comércio é com um bom planejamento empresarial. Isso inclui, além de um preparo financeiro como procurar gastar apenas com o essencial, outros passos:

  • pesquisa de mercado;
  • análise de concorrentes;
  • pesquisa e definição de público-alvo;
  • pesquisa de local (se decidir abrir um negócio físico. Nesse caso o estudo do ponto comercial é mais do que importante, é fundamental). 

Todas essas informações são estratégicas e devem ser baseadas nas diretrizes do negócio. Apenas com elas as tomadas de decisões e aplicação de estratégias se tornam mais assertivas. 

Além disso, também é indicado:

  • não deixar de lado, em hipótese alguma, a digitalização. Não é porque um negócio não é digital que a empresa não deve estar presente na internet. Só para você ter uma ideia, de acordo com os indicadores MCC-ENET da e-camara.net em parceria com Compre & Confie, as vendas pela internet cresceram 13% no 1º semestre de 2021;
  • dedicar-se à gestão, até mesmo porque um novo empreendimento exige planejamento financeiro, fluxo de caixa para dar o pontapé inicial, metas e determinação e controle de orçamentos.

O que fazer depois de começar um negócio durante uma crise?

Você que quer saber como abrir um negócio precisa entender que, para a empresa sobreviver aos primeiros meses, e até anos, uma fase inicial bem planejada é fundamental. Com o Economapas você consegue todas as informações necessárias para a abertura ou expansão do seu empreendimento. Veja:

  • informações socioeconômicas, de mercado e empresas ativas: dessa forma, você pode avaliar a área de influência de um novo estabelecimento, com menos risco, menos custo e maior potencial de faturamento;
  • dados detalhados sobre seu público-alvo como população, renda, classe social, faixa etária e comportamento de consumo;
  • cadastramento de concorrentes e informações que facilitem a análise de mercado por região. 

Essas informações fornecidas pelo Economapas são valiosas também para manter o andamento da empresa. Afinal, mesmo em um cenário onde não haja mais crise causada pelo covid-19, ter dados ricos sobre o segmento é uma ferramenta poderosa para se manter no mercado e crescer ainda mais.
Agora que você já sabe como começar um negócio, o que você acha de fazer um teste você mesmo? Conheça todos os recursos do Economapas!

Posts relacionados

Deixe um comentário