Como escolher um ponto comercial ideal?

3 minutos para ler

A abertura de um comércio físico é algo que não deve ser feito às pressas e nem sem ponderação. Afinal, o ponto comercial tem papel fundamental no sucesso de um negócio. Por essa razão, é importante estudar a região do imóvel, assim como valores e costumes de compra do seu público-alvo.

Veja, a seguir, dicas importantes para fazer bem essa escolha!

Negocie o valor do imóvel para seu comércio

O primeiro ano de atividades de um comércio costuma ser o mais crítico — muitos encontram dificuldades para sobreviver nesse período.

Por esse motivo, ao procurar por um ponto comercial, o empresário deve escolher um local cujo custo do aluguel esteja dentro do seu budget anual, considerando outras despesas voltadas para marketing e publicidade e contratação de funcionários.

A falta de negociação nesta etapa é um dos principais erros de quem está procurando por um imóvel comercial. Além de analisar as condições de pagamento, se você encontrou um ponto ideal cujo valor não esteja previsto no orçamento, negocie.

Estude a fachada e a estrutura do imóvel do seu comércio

É necessário levar em consideração os atributos físicos do seu comércio, como localização, fachada e disposição do espaço para seus produtos. Além, é claro, da facilidade de localização e proximidade dele com seus futuros clientes.

Se estiver em um lado da rua onde bata mais sombra, por exemplo, é algo positivo. Assim como pontos que estejam no mesmo nível da rua (aqueles onde o cliente não precisa subir ou descer escadas) e, se for dentro de um espaço comercial (como shoppings), estar próximo da entrada!

Observe o fluxo de pessoas e a região do ponto comercial

Imagine abrir um comércio em uma região com tendência a enchentes? Você pode evitar isso estudando o local em todos os dias e horários da semana.

Ao observar o lugar no dia a dia, você consegue ter uma noção do fluxo de pessoas que passa por ele — se são clientes que estão apenas de passagem ou vão até o local exclusivamente para consumo. Também poderá estudar possíveis concorrentes, nível de segurança, ruído e higiene da região.

Saiba onde seu público-alvo está e como ele age

É importante ter em mente quem serão as pessoas que irão comprar seus produtos ou serviços. Criando o perfil ideal — identificando idade, gênero, necessidades, padrão de consumo, hobbies, etc —, é possível tornar seu negócio mais certeiro.

Depois, faça as seguintes perguntas:

  • os clientes estão dispostos a se deslocar até o seu comércio? Se sim, quanto tempo de locomoção?;
  • quais são as reais necessidades do seu público-alvo? Seu negócio as suprem?;
  • qual é o comportamento de consumo das pessoas da região?

Por último, mas não menos importante, questione se seu público-alvo está próximo ao seu ponto comercial.

Todas essas informações você consegue através do uso de uma plataforma de mapeamento de geolocalização, como a que oferecemos no Economapas. Essa ferramenta fornece para sua empresa referências preciosas como renda média e a faixa etária das pessoas que residem na região escolhida.

Se este artigo foi útil para você e sua empresa, continue acompanhando o blog do Economapas e tenha mais instruções e dicas como essas!

Posts relacionados

Um comentário em “Como escolher um ponto comercial ideal?

Deixe um comentário