Como Montar uma Estratégia B2B de Sucesso

4 minutos para ler

Toda empresa que deseja criar uma estratégia B2B precisa ter em mente que a cadeia de compra, além de mais demorada, exige uma comunicação detalhada e altamente relevante. 

Neste artigo vamos te dar dicas para que seu negócio possa aplicar as melhores práticas. Confira! 

Analise os concorrentes do seu negócio

A análise de concorrência é uma etapa essencial para as empresas. Isso porque, ao mesmo tempo em que você sabe quais estratégias os concorrentes estão fazendo e que você também poderia fazer, já descobre o que está acontecendo no seu mercado de atuação. 

Além de descobrir novas estratégias, a análise de concorrência também mostra o que não fazer também. Por exemplo: caso sejam observadas ações adotadas por empresas concorrentes, que acabaram não atingindo os resultados esperados ou então que tiveram repercussão negativa. . 

Segmente seu público e  defina personas

Uma estratégia B2B de sucesso só é possível quando se tem um amplo conhecimento do seu mercado de atuação e principalmente do público com o qual está lidando. Ou seja, para a comunicação ser eficiente, é preciso acertar na linguagem e no conteúdo das ações. 

Para entender como fazer isso, você pode começar analisando os seguintes pontos:

  • de que forma seus atuais clientes estão usando seus produtos ou serviços?
  • como seus clientes falam da sua empresa?
  • quais são as perguntas que seus leads e prospects fazem sobre o serviço ou produto que sua empresa oferece?

Lembre-se que essas perguntas são só o começo. Depois, é interessante que você faça uma pesquisa de mercado e estude o seu público para segmentá-lo melhor. Somente a partir daí será possível criar uma persona para o negócio. Os principais pontos que você deve saber para criar essa buyer persona (o perfil ideal dos seus compradores) são:

  • seus desafios;
  • seus interesses;
  • suas dores e necessidades;
  • seus  objetivos;
  • seu perfil.  

Tenha metas claras e atingíveis

É importante que você crie metas realizáveis tanto a curto, quanto médio e longo prazo. Mas não só isso, que também foque em um objetivo por vez que pode ser, por exemplo:

  • fortalecer a marca;
  • ampliar o público-alvo;
  • inovar no produto oferecido;
  • ampliar o raio de atendimento. 

Para auxiliar nessa etapa, pense no que você mais quer para seu negócio, seus clientes e o que você considera sucesso.

Identifique tendências para uma estratégia B2B de sucesso

Uma boa estratégia B2B precisa focar não só em atender os desejos dos clientes, mas também em uma boa experiência no segmento. Isso quer dizer que, por também se tratarem de empresas, esse público quer estar à frente dos seus concorrentes e tem uma decisão de compra mais racional. 

Para isso, é preciso que seu negócio seja capaz de identificar as tendências do mercado. A Inteligência de dados, por exemplo, fornece insights preciosos e podem até mesmo apontar qual o perfil que mais tem chance de se tornar um prospect.

Outra opção é a geolocalização. Uma estratégia que possibilita uma rápida geração de leads usando recursos de Big Data e estatísticas. Dessa forma, você terá informações relevantes sobre o mercado de diferentes segmentos. 

Quando falamos em geolocalização e estratégia B2B, o Economapas atende todas as suas necessidades. Nossos métodos avançados possibilitam a análise e tomada de decisão para empresas de todo território nacional. Saiba mais

Posts relacionados

Deixe um comentário