Como se tornar uma das melhores empresas para trabalhar

6 minutos para ler

O mercado empresarial vem se tornando cada dia mais humanizado em vista dos últimos acontecimentos. O cenário de pandemia, por exemplo, possibilitou o regime de home office entre algumas das melhores empresas para trabalhar e trouxe mais qualidade de vida aos colaboradores, que antes dedicavam muitas horas para o deslocamento até o trabalho.

Também considerando as mais variadas oportunidades de crescimento no mercado, uma empresa que oferece ótimas condições de trabalho a seus colaboradores ganha visibilidade, maturidade e força para enfrentar qualquer desafio porque valoriza uma base sólida, onde a produtividade nas equipes acaba se tornando algo natural.

No ano de 2021, o Economapas conquistou o certificado Great Place To Work e entrou para o ranking das Melhores Pequenas Empresas Para Trabalhar pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Pensando no desenvolvimento do seu próprio negócio e na felicidade dos seus colaboradores, trouxemos dicas de como se tornar uma das melhores empresas para trabalhar. Acompanhe logo abaixo os conselhos do Economapas e forneça um ambiente corporativo mais saudável!

Estimule a capacitação

Estimular a capacitacao

Quer impulsionar o crescimento profissional do seu funcionário e torná-lo ainda mais qualificado para os desafios? Então você precisa fornecer ferramentas de capacitação para que ele se sinta valorizado no dia a dia.

Seja contratando bons cursos voltados para a área de atuação ou até mesmo numa troca de conhecimento entre gestão e funcionário, o estímulo ao desenvolvimento na carreira faz com que o indivíduo enxergue sua rotina de trabalho por outra perspectiva. Ele poderá traçar rotas alternativas para problemas que não perceberia se não tivesse se capacitado para tal.

As equipes podem ser beneficiadas com integrantes devidamente capacitados e isso acelera processos, resolve problemas complexos com mais rapidez e possibilita que o colaborador se veja inserido com mais entusiasmo em tarefas que ele não se via contribuindo no passado.

Você pode trazer essa realidade para a sua empresa adotando uma cultura organizacional onde novas habilidades são sempre bem-vindas e oportunidades de cursos de soft ou até hard skills são apresentadas regularmente, ainda que não sejam uma obrigação para subir de cargo, por exemplo.

Todas as partes saem ganhando se o aprendizado for incentivado!

Motive sua equipe com autonomia para erros e acertos

Motive Sua Equipe

Trazer liberdade para o seu time criar deve ser uma das suas prioridades no processo de uma gestão de qualidade. Quanto mais a equipe se sentir motivada, mais ela sairá da zona de conforto e terá autonomia para tomar decisões difíceis.

Um profissional com autonomia de criação se torna alguém com credibilidade para exercer tarefas e é capaz de perceber essa contribuição para a empresa com mais entusiasmo. Segundo a 99 Empresas, uma pesquisa realizada pela Page Talent apontou que 54% das pessoas entre 18 a 24 anos afirmam ser motivadas ao receberem novas funções e maiores responsabilidades no trabalho. 

Lembrando que essa prática não deve ser pretexto para não notificar algum colaborador caso ele esteja indo por um caminho que não agrada. Na verdade, a autonomia serve como norteadora, trazendo muito mais certeza para a chefia na hora de identificar os pontos fortes e fracos de cada indivíduo.

Ofereça benefícios atraentes

Beneficios no trabalho

Em um excelente lugar para trabalhar, as taxas de turnover precisam ser reduzidas! E não é nenhuma novidade para o mercado que os colaboradores se sentem mais empolgados em continuar na empresa, quando são oferecidos benefícios que façam sentido para a sua realidade. 

Uma pesquisa lançada pela Catho em 2019, apontou que mais de 40% dos profissionais empregados valorizam uma cartela de benefícios atrativa.

Abaixo, trouxemos alguns exemplos de benefícios que encantam os novos profissionais do mercado de trabalho e podem inspirar a sua empresa.

Pacote de assistência médica que inclusive, pode incentivar seu colaborador a cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental. No pacote, você poderá incluir serviços como plano odontológico e de saúde.

 Bolsas de estudos que podem servir no preparo da sua equipe para novos desafios, capacitando e promovendo inovação.

Vale-tudo! Dentro dessa categoria, temos o vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte, vale-combustível, vale-cultura, vale-academia, vale-farmácia e muito mais. A lista é tão atraente quanto se apresenta e bem extensa também.

Day-off de aniversário, uma prática não muito atual, mas ainda muito requisitada por profissionais.

Horários flexíveis, home office ou modelo híbrido são práticas que se fazem cada vez mais necessárias durante a pandemia e mostram que um bom trabalho pode sim ser exercido remotamente, desde que exista uma interação regular entre gestão e funcionário.

Ainda temos exemplos como o da licença-maternidade estendida ou até ferramentas que auxiliam a empresa no controle dos benefícios, com descontos corporativos e incentivo ainda maior na contratação de pacotes mais vastos.

Incentive o diálogo e tenha feedbacks periódicos

Feedback No Trabalho

Além de fornecer itens sedutores na manutenção de um colaborador, é necessário construir um local de trabalho movido à empatia e aberto ao diálogo.

Não basta apenas incentivar a força de trabalho do profissional – sem um ambiente livre para discutir opiniões, é impossível saber se sua empresa está indo pelo caminho correto ou se o funcionário está atingindo seus objetivos dentro do meio corporativo.

A política de feedback periódico é mais um estímulo para que seja identificada a utilidade do colaborador e possibilite mais alinhamento com o que a empresa almeja. Para isso, é essencial que a gestão identifique os melhores momentos para desenvolver essa conversa, defina o tom e não foque apenas nos pontos negativos. 

O feedback cria o hábito de expressar, ouvir, concordar ou discordar de forma respeitosa e é uma das maiores táticas de crescimento para empresas que querem se destacar das demais.

Conclusão

Agora que você já tem mais informações sobre como impulsionar sua empresa a ser uma das melhores para se trabalhar no mercado, acompanhe também todo o conteúdo que é divulgado no Blog do Economapas semanalmente.

Postamos dicas empresariais, boas práticas no mundo dos negócios e conselhos valiosos para que o seu empreendimento decole de forma rápida e com o menor custo possível.

Caso você seja um profissional disponível no mercado de trabalho e se identifique com a nossa política interna de valorização, também pode enviar seu currículo através do Trabalhe Conosco.

Posts relacionados

Deixe um comentário