Blog da Economapas

Como Ferramentas de Geomarketing Podem Ajudar na Decisão de Expandir seu Negócio

3 minutos para ler

O geomarketing é uma vertente do marketing onde o foco é o estudo de como os consumidores se comportam levando em conta sua localização, tudo por meio de mapas geográficos. 

Além de ser uma estratégia eficaz para ações de publicidade, o uso de ferramentas de geolocalização passaram a ser muito úteis para a tomada de decisão de expansão empresarial. Saiba mais neste artigo!

Por que o uso de plataformas de geolocalização e geomarketing são essenciais?

Uma das principais vantagens de uma plataforma de geolocalização é a possibilidade de fazer uma análise de mercado e, com base nela, identificar se é o melhor momento de expandir o seu negócio. Adotar essa ferramenta irá permitir que você saiba de forma concreta:

  • o perfil do seu público-alvo: saiba quem são as pessoas que consomem e irão consumir seus produtos e serviços;
  • o perfil de consumo do público-alvo: obtenha dados sobre os meios de compra das pessoas, valores desses produtos e o que faz eles tomarem a decisão final de obter um serviço ou produto;
  • quais são os lugares onde as pessoas compram: analisar a região é fundamental antes de abrir uma filial ou transformar seu negócio em uma franquia. 

Além disso, as ferramentas de geomarketing fornecem números concretos e atualizados sobre o fluxo de passantes de uma região e concorrentes que já estão ativos no local, permitindo uma análise de concorrência inteligente. 

Tudo isso facilita a tomada final de decisão e a empresa não corre o risco de abrir novas unidades em lugares distantes do seu público-alvo (a não ser que o perfil deles aponte a disposição de realizar uma grande locomoção).

O Big Data e as ferramentas de geomarketing como suporte para expansão empresarial

O Big Data é um grande aliado para as estratégias de expansão, afinal, sem dados assertivos e completos a expansão da empresa fica difícil. O Big Data é um conceito de análise de um grande volume de dados, utilizado para tirar conclusões com base em informações estruturadas e não estruturadas. 

Com a união de ambos, é possível ter acesso a dados coletados por diferentes tipos de mapas geográficos, permitindo que você possua uma estimativa e previsão de consumo com base no nicho de mercado que a empresa atua, assim como a região em que pretende abrir uma nova unidade.

Tenha um planejamento de expansão mais assertivo com o Economapas

Agora que você já sabe como as informações socioeconômicas e de mercado oferecidas pelas plataformas de geolocalização podem tornar a decisão de expansão um processo mais seguro e descomplicado, conheça o Economapas! Por meio da ferramenta você terá:

  • panoramas da estimativa de consumo classificados em 100 categorias diferentes;
  • mapas de calor que direcionam a melhor região para abertura de um negócio;
  • análise de área com raio de abrangência de até cinco km;
  • e muito mais.

Conheça agora mesmo os recursos e soluções do Economapas e tenha um plano de expansão empresarial eficaz!

Posts relacionados

Deixe um comentário