Franquias Baratas – Como Investir Certo nas Pequenas Cidades

6 minutos para ler

Investir em franquias baratas pode ser uma ótima opção para quem deseja empreender, pois assim é possível aumentar consideravelmente a chance de sucesso.

Uma das grandes vantagens de abrir ou franquear um negócio em municípios menores está no alcance, especialmente em comparação com as grandes cidades.

De acordo com uma pesquisa da consultoria IPC Marketing, realizada entre 2015 e 2020, 50 das maiores cidades do Brasil aumentaram suas vendas em 15%, enquanto o restante das cidades menores aumentou seu consumo em 23%.

Afinal, esses locais tendem a ser mais afastados e com poucas opções para acessar um serviço ou produto de qualidade, e também há o fator da concorrência ser reduzida.

Continue lendo para conhecer mais sobre o tema e descobrir como podemos te auxiliar na sua tomada de decisão.

Investindo em franquias para cidades pequenas

Mesmo com uma quantidade não tão grande de habitantes, essas cidades podem ser uma boa oportunidade para investir em um negócio próprio.

É possível encontrar nichos desses mercados regionais que ainda não foram atendidos pelos empreendedores, englobando diversos fatores. Do mesmo modo, há uma mudança no padrão comportamental do consumidor destas cidades, que pode ser pela busca de uma renda maior, acesso à informação e o efeito da publicidade nas redes sociais.

Com isso, o empreendedor que analisar bem este mercado de franquias para cidades pequenas pode detectar boas oportunidades, encontrando opções de negócios com potencial para serem uma grande novidade para a população local. 

Dessa forma, tudo isso pode ser facilitado pelo desenvolvimento e ampliação das possibilidades de logística. E quando todo esse trabalho é realizado de maneira assertiva, você ganhará os consumidores locais.

Para entender mais sobre o que é franquia, clique aqui.

Vale a pena o investimento?

As franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas podem ser denominadas como micro franquias. Mesmo tendo um nome diferente, o conceito desse tipo de empreendimento é basicamente o mesmo das marcas tradicionais. 

Para ser considerada uma micro franquia, é preciso que a empresa ofereça um modelo de negócio com um investimento inicial de até R$90 mil. E mesmo diante de um valor mais baixo, o franqueado mantém todos os seus direitos. 

Em 2018, A Associação Brasileira de Franchising (ABF) observou um crescimento de 8% no número dessas unidades no país. Como resultado, as mais de 580 marcas que oferecem esse tipo de modelo fizeram com que as franquias atingissem um faturamento superior a R$186 bilhões! 

O modelo conta com os benefícios de suporte, treinamento e auxílio jurídico, quando necessário.

Atenção ao abrir uma franquia barata

Há muitas coisas a considerar ao escolher uma franquia barata. As melhores franquias para investir terão um plano de negócios sólido, um website bem desenhado, uma forte carteira de produtos e a força financeira para fazer os investimentos de capital corretos. 

É fundamental selecionar uma franquia com despesas gerais baixas, o que pode ajudar a economizar dinheiro em aluguel e outras despesas.

Como em qualquer investimento, você vai querer fazer uma checagem completa dos antecedentes de uma franquia em que esteja interessado. Então verifique como anda a reputação da franquia. 

Converse com outros franqueados da área e descubra o que eles acham da franquia. Veja quanto dinheiro a franquia está ganhando e onde ela está investindo o dinheiro. Você também deve investigar como a franquia ganha dinheiro para garantir que você não perca dinheiro.

Desafios da gestão de uma franquia barata

Igual a qualquer tipo de empreendimento, a gestão de franquias também tem desafios. E a melhor forma de superá-los é saber quais são e como se planejar para enfrentá-los. Portanto:

  • Planeje cada passo e defina suas ações a curto, médio e longo prazo para sua franquia ter maior embasamento na hora de avaliar quais resultados precisa entregar para ter o crescimento esperado;
  • Faça a gestão de pessoas, delegando as tarefas para as pessoas capacitadas para cumprirem um papel específico na franquia. Além disso, seja um bom exemplo de liderança no ambiente de trabalho;

Como o Economapas te ajuda a começar o seu negócio

O Economapas é uma empresa de tecnologia da informação, Big Data e inteligência de mercado, focada em geomarketing.

Por meio de tecnologia e estatística, a empresa consegue transformar dados de mercado demográficos e socioeconômicos em informações relevantes para te ajudar a escolher entre as melhores franquias baratas!

Dentre nossos principais recursos estão:

Análise de ponto comercial

O Economapas oferece uma análise socioeconômica, de consumo e de mercado com uma abrangência de até 5km ou com uma área personalizada, partindo do local que você pretende abrir o seu negócio. Assim, você pode ter uma previsibilidade maior na hora de escolher o ponto comercial ideal. 

Estimativa de consumo

Tenha um panorama detalhado do potencial de consumo com mais de 100 categorias de negócios diferentes como alimentação, papelaria, bebidas e mais. Com isso você pode entender melhor o perfil do cliente de cada região e fazer a escolha certa na hora de abrir sua franquia

Mapas de calor

Com o recurso de mapas de calor você avalia de forma descomplicada centenas de variáveis populacionais, de consumo, renda e compreensão de mercado com dados visuais.

Esses mapas de calor podem trazer os dados que forem mais interessantes para a sua estratégia de negócio, como o número de pessoas que passam numa determinada rua. Dessa forma, as tomadas de decisões da sua empresa podem ser mais táticas.

O Economapas te dá todas as informações necessárias para começar o seu novo negócio. Com mais de 500 bases de dados, você pode tomar decisões de forma assertiva. 

Escolha agora mesmo a melhor franquia para investir, com o auxílio de uma plataforma completa e intuitiva. Faça já um teste de 7 dias totalmente gratuito. 

Posts relacionados

Deixe um comentário