Geolocalização: entenda o que é e como funciona

6 minutos para ler

A Geolocalização é um recurso tecnológico que permite saber em tempo real com margem de erro mínima o local onde alguém — ou algo — se encontra naquele exato momento.

É tão comum que já banalizamos a presença dela em nossas vidas, como no GPS, Wi-Fi e telefonia móvel, por exemplo.

Neste artigo, abordaremos em detalhes como funciona a geolocalização e mostraremos aplicações dela a favor dos resultados de negócio. Confira!

O que é Geolocalização na prática?

Sabe quando você viaja e, automaticamente, o seu smartphone já muda as informações do clima, horário e local? Isso é feito através da geolocalização online.

Além disso, é por meio dela que os buscadores da web mostram para você a pizzaria mais próxima, assim como os aplicativos de delivery. 

Isso se dá com a página inicial do buscador, com as gifs de stories, as páginas iniciais das redes sociais mais usadas e os anúncios que passam pelo seu feed nessas redes, por exemplo.

É como se a rede adivinhasse onde você está ou fosse onipresente, mesmo sem você dizer antecipadamente quais os seus passos. 

Agora vamos entender os detalhes de como esse recurso funciona e como pode ser utilizado nos negócios.

Como funciona a geolocalização?

Existem várias tecnologias disponíveis para realizar a localização em tempo real. A seguir, vamos conhecer as principais e entender como funcionam. Acompanhe!

Satélite

A tecnologia via satélite está presente no GPS, captando os sinais da localização por pelo menos três satélites diferentes, a partir desses dados é realizada a triangulação, combinando-os entre si até chegar a um ponto em comum. 

O benefício desse tipo de tecnologia de geolocalização é sua precisão, com margem de erro mínima. Normalmente, é utilizado em carros e aparelhos celulares, bem como em rastreamento de encomendas e logística.

GSM (Radiofrequência)

É bem provável que você já tenha ouvido falar da sigla GSM para os chips de celular. Ela significa Global System for Mobile Communication — ou Sistema Global para Comunicação Móvel, em tradução livre.

Assim como no GPS, também se utiliza a triangulação para determinar a geolocalização. A grande diferença está na forma como essa triangulação é feita. Neste caso, são captadas ondas de rádio emitidas pelas torres de telefonia móvel. 

Para que este tipo de geolocalização seja utilizada, basta estar com o aparelho de celular ligado, dentro da área de cobertura da operadora e com sinal. Sua grande vantagem é a extensa área de cobertura. 

Wi-Fi

Como você já deve imaginar, o sinal de Wi-Fi também é uma das principais formas de determinar a geolocalização. 

Por se tratar de uma conexão sem fio, não depende do GPS e, quanto maior a intensidade do sinal, mais preciso será a detecção da localização.

AGPS (GPS Assistido)

Além do GPS, os celulares podem utilizar o Sistema de Posicionamento Global Auxiliado — também conhecido como AGPS — como forma complementar para definir a geolocalização.

Explicando em outras palavras, o AGPS nada mais é do que a combinação entre o método GPS e radiofrequência. Logo, utiliza dados de satélite e de operadoras de telefonia para determinar a localização de forma mais precisa.

Agora que já vimos como esse recurso está presente no dia a dia e conhecemos um pouco mais das técnicas utilizadas para determinar a geolocalização, vamos entender como ele pode ser útil ao seu negócio. Continue a leitura!

Aplicações da Geolocalização para Negócios

Para empresas de qualquer segmento, a geolocalização é uma oportunidade de potencializar os resultados do negócio, contribuindo com o aumento das vendas e melhor relacionamento com o cliente.

Isso acontece porque ela ajuda a segmentar e encontrar o seu cliente, identificando hábitos de consumo e o atraindo para o seu estabelecimento físico ou digital.

Considerando a grande potência desta tecnologia para os resultados de negócio, vale a pena entender como ela pode ser aplicada nas empresas. Confira alguns exemplos.

Pesquisa de ponto de venda

A utilização mais estratégica da geolocalização para os negócios está nas pesquisas sobre o ponto de venda.

Se você tem um projeto de expansão do seu negócio ou vai abrir uma franquia, por exemplo, a geolocalização é uma ferramenta essencial para identificar se o ponto desejado para a sua nova loja física é o melhor. 

Além disso, pode acompanhar o fluxo de pessoas da sua loja atual e criar mapas de calor a partir de dados gerais de mercado que mostram regiões com maiores oportunidades para o seu negócio.

Mídia Online

Depois de entender o perfil do seu público por meio da geolocalização, é possível ativar campanhas digitais de forma mais inteligente, criando campanhas específicas com raio de localização. Isso permite impactar clientes que circulam próximo ao seu negócio, adaptando mensagens que o incentivem a visitar seu ponto de venda, por exemplo.

Mídia Offline

Além das campanhas online, suas ações de mídia offline também podem se beneficiar do uso da geolocalização.

Isso porque, ao entender o fluxo de pessoas em determinadas regiões, você pode planejar suas ações para as localizações corretas, direcionando a mídia offline com uma camada maior de inteligência de dados. 

Essa estratégia pode ser aplicada em:

  • Ações de panfletagem;
  • Outdoor e outras mídias OOH;
  • Degustação;
  • Anúncios em jornais/revistas impressas locais.

Definição e Rastreamento de frotas

Sabemos que a ascensão das vendas pela internet trouxe um novo desafio para os negócios: lidar com as questões logísticas.

Neste sentido, a geolocalização também pode ser útil para definir e rastrear frotas, garantindo eficiência na definição de rotas e no rastreamento delas, garantindo que seu produto chegue corretamente ao destino por meio dos trajetos mais rápidos.

Conclusão

Como vimos, a geolocalização é uma verdadeira aliada dos negócios no planejamento e definição de estratégias, bem como na execução de campanhas e acompanhamento logístico.

Agora que você sabe a importância dessa ferramenta, que tal conhecer a Economapas, solução que ajuda as empresas a usar a geolocalização a favor do crescimento e resultados do seu negócio. 

Cruzamos as informações do seu negócio com o nosso banco de dados, que é constantemente atualizado, a fim de ajudar as empresas a mapear oportunidades e executá-las com uma camada de inteligência artificial e big data.

Conheça nossos planos e descubra qual deles se encaixa melhor para a realidade do seu negócio!

Posts relacionados

3 thoughts on “Geolocalização: entenda o que é e como funciona

Deixe um comentário