Entenda a Importância da Pesquisa de Mercado

3 minutos para ler

Se você é dono de um empreendimento já deve saber que abrir, gerenciar ou fazer a empresa crescer às cegas, sem estudo e preparação, é muito desafiador. É então que entra a importância da pesquisa de mercado. Para te ajudar, neste artigo, você poderá entender melhor essa estratégia! 

O que é a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um estudo para medir não só a satisfação dos atuais consumidores do seu produto ou serviço, como também para avaliar informações sobre outras empresas concorrentes e o cenário atual do segmento do seu negócio. De forma geral, ela pode ser dividida entre quantitativa e qualitativa.

A quantitativa é aquela pesquisa mais abrangente, voltada para estatísticas sobre a opinião do público sobre seu produto, o quanto ele é consumido (demanda) e nível de satisfação. 

Já qualitativa é um pouco mais subjetiva, pois envolve interesses das pessoas, motivações e entender o motivo que as fazem procurar por um serviço como o seu.

A importância da pesquisa de mercado para seu negócio

A importância da pesquisa de mercado está no melhor conhecimento do seu público e do mercado de atuação da sua empresa. Com dados e uma análise eficaz, é possível tomar decisões precisas e diminuir os riscos na hora de expandir o negócio, aprimorar ou criar novas vertentes do produto, etc. 

Ou seja, podemos apontar como partes da importância da pesquisa de mercado o seguinte:

  • melhor avaliação da viabilidade de negócio;
  • capacidade de criar e implementar novas estratégias de campanhas ou novos produtos;
  • planejamento de expansão mais seguro e, assim, ser capaz de explorar novos nichos de mercado e atuar em mais segmentos;
  • conhecer novas estratégias e processos de comunicação interna e externas;
  • ter uma atuação mais competitiva no mercado por meio de um melhor entendimento dos concorrentes;
  • capacidade de dimensionar melhor o mercado e, assim, estimar o segmento mais lucrativo e aderir a tendências à frente dos concorrentes.

Como fazer uma pesquisa de mercado eficaz?

Para obter todos os benefícios de uma pesquisa de mercado, é indicado não apenas colher os dados certos, mas também fazer isso do modo certo e ter o know how para interpretá-las. 

Por isso, é importante começar pelos seguintes passos:

  • definição do problema: tenha claro o que a empresa quer e precisa saber. A melhor maneira de definir isso é se questionar o que está impedindo o empreendimento de tomar algumas decisões para crescer e lucrar mais;
  • liste que tipos de informações são importantes para chegar a uma conclusão. Caso for coletar dados de plataformas de estudo de mercado, opte pela mais completa;
  • vá além. Estudar o mercado em que a sua empresa atua pode ser muito mais do que a análise de respostas em pesquisas por questionários, por exemplo. 

Muitas plataformas de geolocalização por meio de recursos Big Data utilizam métodos tecnológicos e estatísticos que transformam dados demográficos, socioeconômicos e de mercado em informações extremamente relevantes. O que pode ser pertinente para as estratégias da sua empresa. 

Se você quer ter tudo isso, conheça o Economapas, uma ferramenta que fornece complexas informações sobre o mercado e o público do seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário