A Importância Da Sua Empresa Entender o Perfil Do Consumidor

3 minutos para ler

O método que muitas empresas utilizavam nos primórdios do marketing era a promoção em massa de seus produtos e serviços. Isso significa que a publicidade era pensada de forma generalizada, sem focar em um perfil do consumidor ideal. 

Hoje, realizar qualquer ação sem conhecer bem quem é o seu cliente é praticamente impensável. Saiba por que neste artigo! 

Por que traçar um perfil do consumidor?

A definição do perfil do consumidor é uma estratégia de marketing fundamental para que empresas entendam melhor as dores do seu público-alvo e, assim, possam traçar campanhas voltadas especialmente para a solução desses problemas. Mas não é apenas isso, veja outros benefícios do estudo de público-alvo:

Mais competitividade em relação aos concorrentes

A pesquisa de 2019 “Global Consumer Pulse”, feita pela empresa  de serviços de estratégia e consultoria Accenture Strategy, mostrou que 83% dos consumidores brasileiros preferem realizar compras de marcas alinhadas com seus propósitos e valores. 

Isso quer dizer que, por mais que os seus concorrentes ofereçam o mesmo produto que sua empresa, o que vai conquistar mais clientes é como a marca se apresenta e atende esse público.

Por isso, a melhor forma de ter mais competitividade e entender quais são os valores que o consumidor procura e não encontra nos concorrentes é estudar os perfis desses consumidores. 

Elaboração de campanhas melhores direcionadas

O investimento em campanhas de publicidade se torna muito mais seguro quando você sabe que não está desperdiçando tempo, esforço e, claro, dinheiro. 

Uma vez que você traça o perfil do consumidor, entende melhor quais lugares frequenta e que tipo de meios de comunicação ele usa, por exemplo. Isso faz com que você foque no alvo certo, garantindo que a divulgação da sua empresa impacte e chegue até as pessoas certas. 

Mais oportunidades de negócio

A definição de público-alvo envolve pesquisas e análises profundas do consumidor. Isso inclui um maior conhecimento sobre concorrentes, afinal, por meio da análise de informações é possível descobrir concorrentes que não se conhecia e, assim, aprender com os erros e acertos deles. 

Com base nisso, sua empresa identifica necessidades que não estão sendo atendidas, criando uma oportunidade de inovação e criação de soluções que podem conquistar ainda mais leads!

A base para definição de perfil

De forma geral, o estudo de público-alvo é essencial para se comunicar melhor com o público e ajudar empresas a definirem um posicionamento mais relevante no mercado. Ao traçar esse perfil, é preciso saber:

  • quais são as características físicas e psicológicas do cliente;
  • atividade que realiza;
  • nível de escolaridade;
  • quais são suas dores
  • onde mora;
  • quem influencia suas decisões;

Lembre-se que essas perguntas são a base para definir o perfil do consumidor. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o blog do Economapas

Posts relacionados

Deixe um comentário