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A Importância do Big Data Para as Empresas

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Tanto empresas que começaram a atuar recentemente quanto as que já têm mais tempo de mercado devem saber como desenvolver estratégias para atrair clientes. Coletar e analisar dados do seu público-alvo por meio do Big Data é uma das ações que podem ser feitas para isso acontecer. 

Quer saber como tornar suas ações mais eficazes por meio dessa técnica? Continue lendo este artigo!

Como as empresas podem utilizar o Big Data

As grandes empresas podem utilizar a técnica como uma ferramenta preciosa para analisar o comportamento do seu público-alvo. Uma vez que o segredo de uma boa estratégia de marketing é o foco no consumidor e não no produto, o Big Data oferece informações fundamentais para que a companhia possa tomar as melhores decisões. 

No que se refere a estratégias de marketing, a ferramenta coleta, cruza e analisa os dados das pessoas e empresas concorrentes e, assim, oferece relatórios ricos para que as ações de venda sejam melhor direcionadas e, consequentemente, mais eficazes. 

Quais são as vantagens do uso de Big Data

A grande vantagem dessa estratégia é a variedade de informações relevantes coletadas. Na lista estão dados como: 

  • previsão e estimativa de consumo baseados na segmentação da empresa assim como a região;
  • mapeamento e estudo de concorrência: relatórios sobre quais são as áreas onde as empresas concorrentes atuam;
  • dados importados mais rapidamente: o sistema processa e extrai as informações em praticamente tempo real;
  • clientes mais fidelizados: além de aumentar a cartela de clientes, os dados armazenados permitem que esses clientes sejam melhor nutridos e mais fidelizados por meio do estudo de níveis de insatisfação.

O que muda com a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) já entrou em vigor no Brasil e, com ela, as empresas que utilizam esse acervo de banco de dados online precisam saber os cuidados que devem tomar.  

Com a lei, as companhias poderão continuar coletando, armazenando e utilizando os dados dos clientes para melhorar sua estratégia, no entanto, as pessoas deverão autorizar essa coleta assim como saber quais são exatamente as informações coletadas e como elas serão utilizadas. 

É fundamental que os negócios estejam alinhados com as normas, aqueles que cometerem alguma falha na segurança das informações do público poderão receber multa de até  2% do faturamento. 

O Big Data na abordagem de Geomarketing

Como comentamos, o Big Data é um grande aliado para as estratégias de marketing. Como exemplo, há a abordagem de geomarketing, uma prática que une análise de mercado e dados que são coletados e transmitidos por meio de mapas geográficos. 

Além dela existe o próprio data driven marketing, estratégia onde os profissionais promovem ações após análise de dados. É importante dizer que a escolha do tipo de abordagem dependerá muito do objetivo e segmento da empresa. 

Quer saber mais? Conheça a ferramenta do Economapas, com ela, é possível ter em mãos dados preciosos para a prospecção de clientes e, consequentemente, crescimento da sua companhia! 

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