Inteligência de mercado: tire suas dúvidas e entenda sua importância no Marketing

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Se você está à frente de uma empresa, certamente sabe que o planejamento estratégico é o carro chefe da tomada de decisão no negócio. Porém, é preciso ter uma base para planejar e, neste sentido, a inteligência de mercado é uma ferramenta essencial na empresa.

Mesmo sendo muito utilizada pelo Marketing, neste artigo mostraremos como a Inteligência de Mercado pode impactar todos os setores da empresa, ajudando-o não só a captar mais clientes, mas mantê-los fiéis aos seus produtos e serviços. Entenda melhor a seguir!

O que é Inteligência de Mercado?

Basicamente, a inteligência de mercado é a atividade que reúne dados precisos de diversas áreas do negócio, unificando informações internas e externas.

Seu objetivo é ajudar as áreas de Marketing e Negócios a prever cenários e tomar as melhores decisões, sempre voltada para o aumento na captação e retenção de clientes, bem como no crescimento dos resultados financeiros.

Qual é a importância da Inteligência de mercado?

Muito se fala sobre a relevância do pensamento direcionado por dados. E é justamente essa a importância da inteligência de mercado para o marketing.

Com isso, seu negócio estará sempre um passo à frente da concorrência com as melhores jornadas de compra, preços e experiências dos clientes. Além disso, a Inteligência de Mercado vem ganhando cada vez mais importância quando somada a recursos como a Inteligência Artificial e o Big Data, capazes de processar milhões de dados em poucos segundos.

Algumas das contribuições mais significativas da Inteligência de Mercado são: 

  • ajuda a definir estratégias de vendas;
  • detecta padrões de consumo dos clientes; 
  • antecipa ações de acordo com análises preditivas;
  • ajuda a definir estratégias de vendas;
  • otimiza o processo de tomada de decisão;
  • amplifica a percepção de marca;
  • avalia a precificação;
  • identifica os diferenciais;
  • entre outros.

Inteligência de Mercado como colocá-la em prática

Agora que você já sabe o que é Inteligência de Mercado e entendeu sua importância, vamos conferir algumas formas de colocá-la em prática. Confira!

Análise Swot

Estudo que detalha 4 aspectos do negócio:

  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades;
  • ameaças.

Benchmarking

O processo de benchmarking deve ser uma rotina na empresa para manter sua Inteligência de Mercado em dia. Com isso, espera-se entender o que a concorrência tem feito, a fim de agregar mais dados nas análises.

Softwares

Tanto as plataformas de gerenciamento de clientes quanto aplicativos de geolocalização como o Economapas são verdadeiros aliados no processo de agregar inteligência para o seu negócio.

Inteligência de Mercado ou Inteligência de Marketing?     

A inteligência de mercado consiste na utilização de ferramentas de Business Intelligence para fazer uma análise mais ampliada e aprofundada que certamente trarão informações úteis e de grande valia à inteligência de marketing.

Para explicar a diferença entre Inteligência de Mercado e Inteligência de Marketing, podemos fazer a analogia com o planejamento estratégico e o planejamento tático. 

Enquanto o planejamento estratégico e a inteligência de mercado analisam os cenários de forma mais abrangente, o planejamento tático e a inteligência de marketing são aplicados em cenários mais específicos. 

Desta forma, inteligência de mercado e inteligência de marketing não são consideradas as mesmas coisas. Porém, uma complementa a outra e visam o mesmo objetivo: aumentar os resultados do negócio.

E então, agora que você sabe o que é Inteligência de Mercado e como ela funciona na prática, que tal se aprofundar no assunto?

Leia nosso artigo sobre como usá-la para entender mercados regionais.

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