Inteligência de Mercado: Como Entender Mercados Regionais

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Também chamada de Inteligência de Negócios (Business Intelligence, BI), a inteligência de  mercado é uma estratégia que se tornou muito mais acessível com a tecnologia. É ela que permite às empresas estudarem seu público-alvo e seu desempenho no segmento em que atuam. 

Se você quer conhecer a região em que seu negócio atua e os hábitos de consumo dos moradores, este artigo é para você.  Aqui você vai entender sobre:

  • o que é inteligência de mercado;
  • por que usar a inteligência de mercado na sua estratégia empresarial;
  • como o Economapas fornece inteligência de mercado e dados;
  • como usar a inteligência de mercado no seu negócio.

O que é inteligência de mercado

Inteligência de mercado é uma estratégia de marketing feita a partir da coleta e análise de dados para obter insights e, assim, a empresa conseguir aprimorar ações e traçar um plano  de crescimento e aperfeiçoamento. 

Hoje, vemos muito isso em estratégias de marketing digital, que, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), coletam informações dos clientes e, com base nelas, podem nutrir um relacionamento para fidelizá-los e atrair novos leads. Por isso, organizações de qualquer segmento acabam tendo maior vantagem competitiva em relação aos concorrentes. 

A coleta e estudo desses dados é criteriosa e abrangente, por isso, é fundamental que empresas contem não só com um time capacitado, mas também com ferramentas digitais com recursos completos, como o Economapas — que possui a estrutura necessária para sua pesquisa.

Por que usar o business intelligence na sua estratégia empresarial?

A coleta de informações detalhadas e que realmente fazem sentido para seu negócio só tende a agregar valor. Dentre as vantagens da inteligência de mercado estão:

  • inovação: com a análise de dados, a empresa é capaz de inovar em seus produtos ou serviços, obtendo um diferencial no mercado, já que estará alinhada com as atuais necessidades do seu público-alvo;
  • rápida resposta aos estímulos do mercado: infelizmente, em alguns segmentos, a necessidade dos consumidores de produto ou serviço é volátil. Por isso, entender como o mercado está aquecido, quais as tendências e qual a aderência dos consumidores ao que você vende é o que vai permitir que sua empresa esteja constantemente atualizada;
  • aumento de leads: a conquista de clientes fica muito mais fácil quando a empresa sabe onde encontrá-los e, mais importante ainda, como se comunicar com eles. 

Como o Economapas fornece inteligência de mercado e dados

O Economapas é uma empresa de tecnologia da informação, Big Data e inteligência de mercado focada em geomarketing. Nossos recursos possuem informações altamente relevantes para empresas de diversos segmentos e com diferentes necessidades de forma simples, intuitiva e confiável.

Por meio de Big Data e métodos computacionais e estatísticos, nossa ferramenta transforma dados demográficos, socioeconômicos e de mercado em dados relevantes que auxiliam a tomada de decisão para empresas que atuam em todo território nacional.

Todas as informações sobre perfil de consumidores, concorrentes e hábitos regionais fornecidas pelo Economapas vêm de mais de 500 bases de dados públicas e privadas (como o IBGE, Banco Central e Receita Federal). 

Além disso, nossa tecnologia estuda a série histórica. Assim, entendemos tendências e,por meio de processos estatísticos, selecionamos os melhores dados a serem projetados através do nosso algoritmo para a data atual, constantemente atualizada.  

E como funciona o Economapas?

O estudo de mercado feito pelo Economapas é extremamente prático, para que seu time não perca tempo e possa acessar informações a qualquer hora. 

Em nossa plataforma, por exemplo, você pode fazer o cadastro do local desejado e identificar possíveis concorrentes, clientes, público-alvo e oportunidades para seu negócio. É possível cruzar informações:

  • socioeconômicas (como renda, escolaridade e faixa etária dos residentes de determinada região);
  • dados de mercado (como o consumo por pessoa física de alimentação fora do lar, de roupa, de aluguel);
  • informações de empresas (como quantidade e concentração de CNPJs segmentados por CNAE com detalhamento cadastral, financeiro e contato dessas empresas) e as suas próprias informações.

Como usar o business intelligence no seu negócio

Enquanto o Big Data é focado no armazenamento e processamento de dados,  a inteligência de mercado (Business Intelligence) disponibiliza informações estruturadas, permitindo uma análise mais detalhada de uma forma que facilite o trabalho de um time de marketing, por exemplo. Com o Economapas, você encontra ambos.

É claro que, embora as informações e análises extraídas do Economapas sejam ricas, elas são apenas o passo inicial para que a empresa comece a expandir. Ou seja, com base na nossa ferramenta, a empresa deverá realizar um plano de negócio, estudo de viabilidade financeira, riscos, custos e projeções de faturamento. 

Por isso, é importante que a empresa:

  • capacite o time: isso evitará um cenário onde a empresa possui dados preciosos em mãos, mas não sabe como utilizá-los. Para apoiar os profissionais nesse momento, o Economapas fornece um treinamento após a contratação. 
  • organize as informações: embora o painel do Economapas seja intuitivo com uma interface fácil de usar, é importante também que a própria empresa organize os dados que considera úteis. Isso vai ajudar a identificar a necessidade de mais informações, entender o que está ou não está funcionando e também na criação de estratégias. 

Se você está cansado de ver sua empresa estagnada e com ações que não dão retorno, é hora de fazer um teste grátis do Economapas e começar ainda hoje a aplicar a inteligência de mercado! 

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