Mapa Digital: como esse recurso te auxilia a se destacar no mercado

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O mapa digital é um recurso que vem se consolidando ao longo dos últimos anos e está cada vez mais presente na rotina das pessoas. Com o lançamento de novas tecnologias, o acesso à informação geográfica tornou-se mais ágil e até mesmo indispensável para as decisões cotidianas.

Com o avanço da internet, muitas pessoas puderam fazer uso da mais recente tecnologia em seu benefício. No passado, se você queria saber mais sobre um determinado lugar, você tinha que contar com a ajuda de guias impressos ou mesmo de estranhos na rua, por exemplo.

O que são mapas digitais?

Mapas digitais são um conjunto de dados que representam informações e atributos espaciais, armazenados em um computador. É o armazenamento de informações espaciais, como gráficos eletrônicos organizados hierarquicamente por elementos gráficos simples (linhas, pontos, círculos, etc) para impressão ou saída para a tela.

Seu objetivo é promover e facilitar a utilização, análise, interpretação e integração das informações geográficas e estatísticas nacionais, o que contribui para o conhecimento e estudo das características do território, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão com base em elementos técnicos.

Então continue lendo este artigo para ver como os mapas digitais funcionam e são benéficos para sua estratégia empresarial. Quem sabe você não tenha um insight para alavancar seus negócios!

Tipos de mapas digitais

Mapa Raster

Uma imagem do tipo “raster” é composta por uma grande matriz de pontos muito pequenos (pixels) de cores diferentes, como fotografias de uma câmera digital. Um mapa raster é uma imagem que geralmente foi digitalizada a partir de um mapa em papel (embora também possa ser uma foto de satélite ou foto aérea).

Em sua forma mais simples, um raster consiste em uma matriz que é organizada em linhas e colunas (ou uma grade) na qual cada célula contém um valor que representa informações, como temperatura. Rasters são fotografias aéreas digitais, imagens de satélite, imagens digitais ou até mesmo mapas digitalizados.

Mapa Vetorial

Mais utilizado pelas pessoas, esse tipo de mapa é representado por vetores ou expressões gráficas de equações matemáticas, que são vistas na tela na forma de figuras geométricas, como linhas, pontos, círculos, polígonos, etc. Combinando essas figuras geométricas, a imagem final é formada.

Presença do mapa digital no seu dia a dia

O mapa digital mais conhecido no Brasil certamente é o Google Maps. Ele permite a visualização de vários lugares do mundo inteiro, inclusive via satélite, além da interação e contribuição dos usuários que fornecem informações disponíveis à acesso em qualquer parte do planeta.

Diversos empreendimentos, dos mais diversos segmentos, têm seus endereços cadastrados, o que facilita para potenciais clientes os encontrarem. Também há a oportunidade de escrever resenhas sobre os lugares visitados e deixar uma avaliação sobre a impressão obtida.

Entretanto, dados similares são atualmente utilizados para diferentes fins, incluindo planejamento de gestão pública, tecnologias de segurança, análise de mercado, compreensão sociodemográfica e muitos outros.

O Economapas oferece recursos e soluções para o seu negócio, processando de forma geolocalizada informações complexas de consumo, população, renda, mercados e empresas, exibindo-as de maneira simples e intuitiva, sendo um poderoso aliado para empresas de qualquer porte e segmento.

Economapas te ajudando a se destacar

Nos últimos anos, o uso de mapas digitais mudou especialmente a experiência de consumo das pessoas. Agora pode-se ver exatamente onde um negócio está localizado e descobrir tudo sobre ele antes de fazer uma compra.

Com a popularização do serviço de geolocalização, o desenvolvimento cada vez mais intenso de novas tecnologias e a união entre esses serviços, hoje em dia é possível ver um mapa digital em praticamente qualquer lugar, desde que haja um dispositivo com certa disponibilidade de recursos. 

Mas, além de pequenas decisões do dia a dia, os mapas digitais fazem grande diferença em estratégias de mercado.

Os dados sociodemográficos — de gênero, escolaridade, idade ou renda, por exemplo — dizem muito sobre hábitos de consumo e devem influenciar a criação de produtos e serviços mais adequados. Eles também permitem a delimitação da área de cada vendedor externo (o que economiza gastos com deslocamento e tempo de trabalho, por exemplo) e o planejamento de outras ações locais, como o lançamento de ações de venda.

Com um software robusto de geomarketing, é possível compreender melhor o mercado e outras questões relacionadas às características de clientes, fornecedores e competidores para criar estratégias mais acertadas de vendas, marketing e expansão.

Relatórios de geomarketing incluem diversos elementos:

  • Cartografia;
  • Geodemografia, que gera dados sobre perfil e evolução populacional
  • Informações sobre negócios estabelecidos nas áreas delimitadas para o estudo.
  • Inclusão de dados do cliente para correlacionar com as informações socioeconômicas.

Além disso, os relatórios cruzam dados públicos e privados de fontes confiáveis, como por exemplo: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério da Economia, Banco Central, Receita Federal, dentre outros.

Esse grande volume de dados é coletado a partir de critérios predeterminados, armazenados e avaliados por softwares especializados em data mining, analytics e Business Intelligence (BI). A tecnologia é imprescindível nesse sentido, porque seleciona apenas os dados relevantes para a análise e depois gera relatórios para embasar a tomada de decisão.

O geomarketing permite monitorar com mais efetividade a concorrência, criar planos de venda e preços mais adequados, delimitar áreas para a expansão do negócio ou reposicionar estrategicamente as unidades da empresa.

Ao adotar o Economapas como o software de geolocalização da sua estratégia empresarial, você poderá aprimorar as técnicas comerciais do seu negócio e, com isso, obter maior vantagem competitiva, aumentar suas vendas e até mesmo desenvolver insights para levar sua empresa a outro patamar.

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