Monitoramento da concorrência: por que essa informação é tão importante?

4 minutos para ler

O monitoramento da concorrência busca compreender um dos principais pilares para o sucesso de uma empresa: sua capacidade de competitividade no mercado.

Segundo Michael Porter, em seu livro Competition in Global Industries, as variáveis que influenciam o crescimento de um negócio abrangem rivalidade entre os concorrentes, poder de negociação dos clientes e dos fornecedores, ameaça de entrada de novos competidores e de produtos substitutos.

Portanto, ao monitorar adequadamente a concorrência, é possível conferir às organizações grande capacidade para desenvolvê-las, uma vez que esse monitoramento pode ensinar a você novas técnicas de marketing e de persuasão, possibilitando o crescimento do seu negócio.

Neste artigo, apresentamos algumas dicas para você embasar sua pesquisa em dados reais e usar ferramentas adequadas para a fundamentação da sua análise. Confira!

Inscreva-se em newsletters

As newsletters possibilitam que você acompanhe as atualizações nos sites de seus concorrentes, como:

  • assuntos discutidos;
  • posts mais recentes do blog;
  • palavras-chave escolhidas;
  • frequência de postagem;
  • tipo de material disponibilizado (e-books, gráficos, infográficos, entre outros);
  • estratégias de relacionamento com o público — tom de voz, métodos de abordagem, entre outras informações.

O modelo de trabalho adotado pela concorrência não precisa ser reproduzido fielmente, mas você pode estabelecer as estratégias mais adequadas para a sua audiência a partir dos insights obtidos e aprender com os erros dos outros para agir de forma proativa e não corretiva.

Analise os canais de comunicação dos concorrentes

Os canais de comunicação com o público são, principalmente, o setor de atendimento disponibilizado no site institucional das empresas e nas redes sociais.

O monitoramento desses ambientes é essencial para mapear as ações dos concorrentes, principalmente em relação ao engajamento dos clientes, para que você consiga entender os motivos pelos quais eles preferem outra marca que não a sua.

Comece com a análise do website dos concorrentes para dimensionar a eficácia das estratégias utilizadas. Uma das plataformas mais utilizadas para essa função é o Google Analytics, que monitora dados de tráfego como origem, taxa de rejeição e tempo de permanência. O interessante também é correlacionar esses dados com dados de mercado e geolocalizarmos, assim aumentamos muito nossa inteligência competitiva.

Use ferramentas adequadas para a coleta de dados

Dados mais precisos sobre o mercado são essenciais para o monitoramento da concorrência. Fontes confiáveis são imprescindíveis, assim como o uso de ferramentas adequadas.

Órgãos e empresas que têm uma metodologia eficiente de pesquisa, como o IBGE, Banco Central, Ministérios do governo, são alguns exemplos dessas fontes confiáveis.

O uso de soluções de geomarketing, por exemplo, transforma informações demográficas, de mercado e socioeconômicas em relatórios de dados relevantes, possibilitando a análise e a tomada de decisão em diversos segmentos de atuação.

De forma totalmente automatizada, essas ferramentas coletam e cruzam as informações de mercado para agilizar o monitoramento e a aplicação de estratégias de expansão e desenvolvimento de produtos e serviços ou de vendas e marketing.

O monitoramento da concorrência permite que você aprenda com os erros dos outros, posicione adequadamente sua marca, reconquiste clientes perdidos e desenvolva uma proposta única de vendas, de modo que seus produtos e serviços se destaquem em relação aos seus concorrentes.

Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail outras dicas para monitorar sua concorrência e criar um plano mais efetivo de atuação no mercado!

Posts relacionados

Um comentário em “Monitoramento da concorrência: por que essa informação é tão importante?

  1. Olá, gostaria de saber como funciona pra eu analisar possível abertura de um ponto comercial em uma cidade? Como funciona essa consulta? Aguardo contato. Obrigada, Att Milene

Deixe um comentário