Inteligência de mercado e marketing – Metodologias que irão te diferenciar da concorrência

5 minutos para ler

Inteligência de mercado é um importante conceito para empresas que querem estar um passo à frente da concorrência e inovar nos negócios. Essa metodologia tem por objetivo trazer para a empresa mais conhecimento sobre seu segmento de atuação.

Apostar na inteligência de mercado reduz as chances de aplicar recursos em maus investimentos, fazendo com que a empresa invista em ações mais precisas e se destaque no mercado.

Então continue aqui com a gente para ver mais sobre essa estratégia e como aplicá-la de forma correta.

O que é inteligência de mercado?

Inteligência de mercado é a técnica de realizar o levantamento e monitoramento de dados relacionados à empresa, como por exemplo o relacionamento com os clientes, tendências do segmento de atuação, comportamento do público-alvo e atividades da concorrência. Essa análise contribui para tomadas de decisões assertivas, otimizando os resultados das estratégias implementadas na organização. 

A empresa deve investir em ferramentas e softwares capazes de capturar informações relevantes para suas operações.

Como aplicar a inteligência de mercado nas estratégias de marketing

A aplicação da inteligência de mercado em estratégias de marketing é fundamentada a partir de um estudo qualificado que é usado para interpretar os dados comportamentais detalhados do público-alvo, tornando-o mais engajado com sua marca e mais suscetível à compra. 

Primeiramente é importante definir os indicadores de desempenho, para em seguida escolher as ferramentas que serão usadas para coletar os dados e informações necessárias e, por fim, as informações disponíveis precisam ser analisadas para que se consiga chegar a conclusões mais precisas para evitar quaisquer tipos de problemas que a sua empresa pode vir a enfrentar. 

Esse processo facilita descobrir se o sistema de inteligência de marketing escolhido é suficientemente eficaz para manter ou elevar seus padrões.

Indicadores de desempenho

Estudar o mercado é o passo inicial para implementar a inteligência de mercado e definir os índices de performance (KPIs).

Identifique quais são os pontos a serem trabalhados, como por exemplo o objetivo e público alvo da empresa.

Ferramenta de informações

Com os indicadores definidos, escolha as ferramentas que irão ajudar na análise e monitoramento dos dados com recursos que podem oferecer todas as informações buscadas.

Configure a ferramenta de forma adequada para garantir informações autênticas que serão utilizadas nas estratégias de marketing.

Qualidade e interpretação dos dados

A análise detalhada faz parte do tratamento e limpeza dos dados. Isso significa que os dados devem ser adequadamente segmentados, organizados e filtrados, para que não ocorra nenhum erro que possa comprometer o andamento do trabalho.

Quando a qualidade dos dados coletados já está garantida, eles precisam ser interpretados para entender o motivo de cada acontecimento para que a sua empresa possa melhorar seus resultados. A interpretação se utiliza dos KPIs escolhidos previamente e de outros fatores.

Vantagens da inteligência de mercado

A inteligência de mercado apresenta vantagens extremamente interessantes que podem ajudar sua empresa a alcançar seus principais objetivos

Mas para isso, os responsáveis devem ser capazes de analisar todo o cenário externo para criar estratégias de marketing adequadas.

Melhor tomada de decisões

As informações coletadas o ajudarão a tomar melhores decisões. É possível ter uma visão mais precisa das atividades do público-alvo de sua empresa. Isto o ajudará a tomar decisões mais eficazes.

Maior posição no mercado

A inteligência de mercado permite que você aproveite os benefícios do mercado e se aproxime dos clientes ideais. Ela permitirá que você desenvolva sua marca e mantenha ou eleve seus padrões.

Redução dos riscos

Ao saber o que está acontecendo no mercado, você pode planejar suas ações com mais precisão e aumentar o desempenho da sua empresa.

Isso te dá margem para prever as movimentações da economia e da concorrência, sabendo de antemão os riscos e possíveis perdas a fim de conseguir se adaptar e transformar seu produto e/ou serviço.

Análise de dados

A análise de dados é um aspecto importante da inteligência de mercado. Ela permite que você colete e analise dados para tomar decisões. Com as informações coletadas, você pode conhecer a eficácia das ações tomadas e melhorá-las.

Eficiência

A inteligência de mercado pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro em sua empresa. Ela o ajudará a tomar decisões mais eficazes e eficientes por meio da coleta e análise de dados estratégicos através de insights direcionados.

E para haver eficiência, é necessário investir na automatização de tarefas e processos através da implementação de aplicações e softwares que facilitem esse trabalho.

Afinal, coletar dados para tratamento e obtenção de insights significa adquirir informações secretas. Sem as ferramentas e os processos adequados essas informações jamais seriam obtidas. 

Ao aplicar esse método nos negócios, há o aumento da eficiência em todos os níveis, do estratégico até o operacional.

Como o Economapas te ajuda com essa estratégia

O Economapas é uma empresa especializada em Geomarketing, Big Data e inteligência de mercado. Por meio da nossa plataforma, que utiliza mais de 500 bases de dados, oferecemos informações importantes de consumo, concorrentes, clientes e tudo mais que te apoia na identificação das melhores oportunidades de negócio. 

Quer saber sobre a plataforma? Faça o teste grátis de 7 dias e descubra como podemos ajudar você a levar seu negócio para o próximo nível.

Posts relacionados

Deixe um comentário