O Que É Segmentação De Mercado E Como Definí-la

3 minutos para ler

Uma informação que todo empreendedor deve ter é: quem é o seu cliente e por que ele escolheria o seu produto? Saber disso só é possível com a segmentação de mercado. 

Quer saber o que é e como elaborar essa estratégia? Continue lendo o artigo!

O que é segmentação de mercado e qual sua importância? 

A segmentação de mercado é o ato de separar o público do seu negócio baseando-se nas suas principais características, como:

  • idade;
  • sexo;
  • principais necessidades;
  • comportamentos;
  • estilo de vida;
  • onde mora.

Ou seja, segmentar o mercado é definir seu público e separá-lo em nichos com perfis semelhantes. A vantagem é a criação de estratégias de marketing mais personalizadas para cada segmento, assim, as chances de conversão e geração de leads são muito maiores uma vez que a comunicação estará melhor direcionada.

E mais, além de poupar investimento de tempo e dinheiro em campanhas ineficazes, segmentar o mercado consumidor permite uma melhor mensuração de resultados e otimização da medição da receptividade dos clientes a respeito do seu produto. 

Como fazer uma segmentação de mercado?

Segmentar o mercado — a base de clientes do seu negócio — é uma estratégia que vai variar de acordo com o produto ou serviço que você oferece. Por exemplo, se a sua empresa possui franquias ou atua no varejo, os critérios geográficos são essenciais. Por isso, tenha claro exatamente o que você precisa saber .

A base de qualquer segmentação de mercado é composta por alguns elementos como:

  • homogeneidade: o grupo deve ter características em comum (e quem vai definir quais serão essas características é você. Por exemplo, quais comportamentos realmente fazem a diferença.);
  • mensurabilidade: as informações que você colher devem ser mensuráveis e, preferencialmente, estar de acordo com dados estatísticos.

Entender os tipos de segmentação de mercado também é importante para definir nichos relevantes para sua empresa. São eles:

  • geográfica: separação de grupos de acordo com o país, estado, cidade ou bairros;
  • psicográfica: separação de acordo com o estilo de vida, valores, opiniões, atitudes e hábitos do público;
  • comportamental: definição de um grupo de acordo com seu hábito de consumo;
  • demográfica: além da localização, define um nicho baseand-se no perfil de consumidores com a mesma renda, sexo, idade, grau de escolaridade etc.

Como obter essas informações?

Existem algumas formas de coletar os dados do público do seu negócio. A mais conhecida é a elaboração de um formulário, que pode ser divulgado pela própria empresa ou por uma contratada. 

Você também pode realizar pesquisas com clientes que já compraram seu produto ou serviço e realizar estudos por meio de ferramentas de geolocalização. Gostou das dicas? Para entender ainda melhor o assunto e saber como colocar a estratégia em prática, confira o artigo Benefícios da Segmentação Geográfica!

Posts relacionados

Deixe um comentário