O que considerar na hora de expandir seu negócio

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Expandir seu negócio não é uma tarefa fácil. Para que a ação seja bem sucedida, é preciso analisar muito bem o cenário interno e externo da empresa. Sabendo disso, preparamos este artigo com pontos importantes que todo empreendedor deve saber antes da expansão. Veja!

Conheça bem as tendências do mercado do seu negócio

Considere as tendências para o segmento de mercado do seu negócio. Se, por meio de pesquisas com o público e estudos de marketing, você perceber bons números de compras e, principalmente, expansão de empresas do mesmo segmento que o seu, pode ser hora de crescer.

Outro indicador é a lealdade e crescimento do número de clientes. Seja o seu negócio físico ou digital, notar a localização do seu público se faz importante para descobrir se a abertura de uma nova unidade é necessária, ou até realizar entregas em lugares novos. 

Dentre os sinais que você deve ficar atento estão:

  • perguntas e pedidos para a empresa atender em outras localidades;
  • clientes que residem em lugares distantes da sua empresa e se deslocam, ou pagam fretes altos, exclusivamente para terem o seu produto ou serviço;

Realize a análise SWOT antes de expandir seu negócio

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats ou, em português, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma tática importante para se fazer antes de expandir seu negócio. 

Nela, o empresário deve analisar pontos como:

  • o que a empresa realiza muito bem;
  • qual o diferencial do negócio;
  • quais são as vantagens competitivas;
  • o que pode ser aprimorado;
  • quais são as tendências do setor em que a empresa atua;
  • quais são os hábitos de consumo do seu público-alvo;
  • quais são os concorrentes e suas estratégias;

Todas as respostas dessa análise irão indicar se realmente a expansão é viável e como ela deverá ser feita.  

Verifique a lucratividade do seu negócio

A decisão de expandir seu negócio deve ser feita com muito cuidado. Além das informações coletadas por meio de ferramentas, estudos de marketing e outros modelos (como a análise SWOT), é necessário verificar os lucros do negócio. 

Para a análise da lucratividade, você deverá mensurar questões como sazonalidade, demandas e ganhos contínuos.

Entenda qual é o melhor modelo de expansão

A expansão de um negócio pode ser feita de diferentes formas. Considerar todas é uma ação bem indicada antes de bater o martelo e partir para a ação. Veja só algumas opções:

  • abertura, ou migração total, para loja online;
  • abertura de filiais;
  • fusão com empresas parceiras;
  • adesão de novos canais de vendas;
  • adesão de distribuidores e representantes;
  • aumento de opções de produtos ou serviços. 

O crescimento de uma empresa é o desejo de muitos empreendedores e, quando o negócio é bem administrado, se torna algo natural. Mas, antes de expandir seu negócio, é necessário analisar muito bem. 

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