Pesquisa de Marketing – uma orientação para o mercado brasileiro

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Captar dados e informações que irão auxiliar na tomada de decisão e redução dos riscos de insucesso, são estratégias poderosas na pesquisa de marketing. Isso faz com que qualquer empresa amplie seu conhecimento sobre o mercado e produtos ou serviços a serem implementados.

A pesquisa de marketing tem execução semelhante à pesquisa de mercado, o que diferem as duas são seus objetivos e planejamentos. A pesquisa de mercado tem por objetivo entender como os consumidores pensam sobre uma determinada marca, produto ou serviço. Já a pesquisa de marketing é voltada para a coleta de dados sobre o comportamento dos consumidores, a fim de proporcionar dados sobre tendências de consumo que auxiliem nas decisões internas a serem tomadas.

Continue lendo para entender melhor como essa estratégia irá se encaixar nos seus negócios.

O que é pesquisa de marketing?

A pesquisa de marketing é feita para ajudar sua organização a determinar se o marketing é eficaz. Ela ajuda a identificar a melhor maneira de comercializar produtos e serviços para que o melhor retorno seja alcançado. A pesquisa de marketing também é utilizada para determinar se há mudanças necessárias para atingir um público-alvo e melhorar a posição e o desempenho geral do mercado de sua organização.

Em outras palavras, é uma maneira de coletar dados pertinentes que vão servir como base para tomar decisões de marketing e solucionar problemas relacionados à empresa.

Etapas da pesquisa de marketing

Grande parte das pesquisas de marketing seguem uma espécie de “roteiro”. A fase inicial se dá com a escolha de um assunto ou tema para a pesquisa, e a partir daí começam a ser traçadas estratégias de divulgação, a equipe que trabalhará no tipo de pesquisa e o orçamento para essa tarefa. Feito isso, é necessário desenvolver os assuntos, construir o questionário e começar o trabalho de divulgação.

Com a primeira parte definida e ajustada, as demais etapas deverão ser traçadas e executadas de maneira cautelosa e com atenção.

A coleta das informações deve ser feita de maneira minuciosa, pois é primordial que os dados sejam verdadeiros e condizentes com a realidade para não haver nenhum erro comprometedor. Após a coleta, é necessário analisar todas as informações recebidas. Todas essas informações serão usadas para criar as estratégias e os planejamentos que a marca irá adotar. 

Uma dica útil e que otimiza tempo é reunir tudo em um relatório com gráficos, planilhas e detalhes-chave da pesquisa realizada. Além disso, saiba qual tipo de pesquisa utilizar para facilitar ainda mais as tomadas de decisão.

Tipos de pesquisa de marketing

Existem diversos tipos de pesquisas de marketing, e elas variam conforme os objetivos, a estrutura adequada para a estratégia e as variáveis que serão utilizadas para a análise dos resultados. Porém apenas duas são mais utilizadas por possuírem maior facilidade na aplicação e na leitura de resultados.

Elas são conhecidas como exploratória e conclusiva, sendo que esta última possui um desmembramento que obtém mais dois modelos: a descritiva e a explicativa. Entenda abaixo como elas funcionam.

Exploratória 

De certa forma, o nome é auto explicativo. O modelo de pesquisa exploratória se dá através da exploração de algo ainda desconhecido, como um produto novo no mercado, ou para definir melhor um problema de pesquisa. 

É um método para delimitar com maior precisão o problema que ainda não se conhece muito bem. Também é aplicado em casos com necessidade de gerar hipóteses, fornecendo insumos para decisões internas ou mesmo para melhorar a campanha de marketing da organização.

Conclusiva

A pesquisa conclusiva tem objetivo claro, estruturado e planejado, permitindo que o pesquisador possa tirar conclusões definitivas sobre as hipóteses feitas na pesquisa exploratória.

Para que os resultados da pesquisa conclusiva sejam sólidos, ela precisa seguir uma metodologia clara, podendo ser descritiva ou explicativa

Descritiva

A maior parte das pesquisas de marketing são do tipo descritiva. Essa pesquisa é feita através de questionários, entrevistas, grupos específicos e discussões, pois é considerado um tipo de pesquisa evolutiva e que tem a proposta de encontrar respostas específicas para casos específicos.

Esse tipo de pesquisa tem por objetivo a descrição, classificação e interpretação de tendências e fenômenos que foram observados durante a execução da análise.

Exemplificando isso, significa que o número de pessoas entrevistadas na pesquisa conclusiva descritiva deve ser numericamente significativo para conseguir identificar fenômenos e tendências do mercado

Explicativa

O objetivo dessa pesquisa é demonstrar a intensidade e o motivo de um fenômeno ocorrer. Essa metodologia busca testar algumas hipóteses, a partir de experimentos, visando entender as relações de causa e efeito de determinado fenômeno.

Um exemplo prático disso seria um gatilho de conversão, ou seja, um botão que se apresente para 50% dos usuários escrito “teste grátis” e para os outros 50% um “solicite uma proposta”, para avaliar qual dos dois termos têm maior adesão do público-alvo.

Benefícios da pesquisa de marketing

A realização da pesquisa de marketing é de extrema importância para verificar os comportamentos tradicionais e, principalmente, digitais dos consumidores. A partir dela será possível, então, realizar um planejamento de atuação da sua empresa.

Veja alguns benefícios que a pesquisa de marketing pode trazer para seu empreendimento:

  • Aumento das vendas;
  • Ajuda na tomada de decisões; 
  • Geração de leads de qualidade para a empresa; 
  • Reforça a sua presença no mercado; 
  • Observa o que está faltando em seu segmento de atuação; 
  • Estimula a empresa a gerar bons resultados; 
  • Auxilia o crescimento das mídias digitais da empresa; 
  • Engrandece a autoridade da marca no mercado.

E vamos reforçar a ideia: é extremamente importante entender que para cada objetivo existe um tipo de pesquisa de marketing, se encaixando melhor como estratégia e tendo resultados satisfatórios.

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