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Planejamento Empresarial — Uma Estratégia Para Sua Empresa Crescer

6 minutos para ler

O planejamento empresarial é uma estratégia que ajuda na definição das metas de crescimento de um negócio. É por meio dele que todas as oportunidades são analisadas e a empresa pode tomar decisões mais assertivas. 

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o assunto e também vai descobrir como o Economapas é uma ferramenta essencial para a elaboração desse plano.

Qual é a importância de desenvolver um planejamento empresarial?

A criação de uma estratégia empresarial leva grandes vantagens para qualquer negócio. O primeiro que podemos citar é a economia de tempo hábil e investimento financeiro, isso porque, ao seguir um plano e criar uma estratégia, as chances de tomar decisões erradas são diminuídas significativamente. 

O planejamento leva, consequentemente, a uma gestão mais eficaz, afinal, gera maior previsibilidade sobre o caminho que o negócio está tomando. Dessa forma, o gestor tem mais embasamento para tomar decisões.

Um gestor em uma empresa sem planejamento dificilmente conseguirá alcançar seus objetivos organizacionais. Ou seja, é preciso saber onde a performance da companhia está, onde quer chegar e com base em que conseguirá chegar no seu objetivo em um mercado competitivo cheio de mudanças recorrentes. 

O uso de ferramentas como apoio fundamental no planejamento da sua empresa

Muitos encaram métodos organizacionais, de análise e estratégia empresarial, como ferramentas. De fato, elas dão apoio em um processo tão importante que é a elaboração de um planejamento empresarial. 

Como exemplo dessas metodologias podemos citar:

  • matriz BCG: desenvolvida para analisar a carteira de produtos e serviços que sua empresa oferece. O objetivo é determinar quais ações tomar em relação a cada serviço ou produto;
  • forças de Porter: avalia e analisa todo o cenário externo em que a empresa se insere. As forças se referem ao poder de negociação da empresa, ameaça de produtos substitutos, rivalidade entre concorrentes e poder de negociação dos clientes;
  • análise SWOT: consiste em  analisar os pontos S (Strenght/Força da sua empresa em relação aos concorrentes), W (Weakness/Fraqueza, pontos negativos), O (Opportunities/Oportunidades de possíveis negócios) e T (Threats/Ameaças externas no seu segmento de atuação).

Além desses e outros métodos de análise para efetuar um planejamento empresarial, softwares também trabalham em conjunto. O Economapas fornece uma plataforma com informações precisas e profundas necessárias para fazer qualquer análise e criar um planejamento empresarial. 

Como o Economapas trabalha para um planejamento empresarial mais assertivo

O Economapas é uma plataforma de geolocalização essencial para dar o direcionamento correto para os negócios em diversas áreas, como expansão, marketing e comercial.

Tudo isso porque ele promove dados de mercado atualizados extremamente importantes para a estratégia comercial, permitindo que você entenda o que precisa ser corrigido e aprimorado, tudo com base nos próprios dados e nos do mercado. 

É dessa forma que o Economapas permite que empresas tenham um planejamento estratégico sem depender da subjetividade do mercado. Além disso, a ferramenta ainda presta suporte ao planejamento financeiro, tático e operacional. 

O Economapas ajuda no crescimento da sua empresa

O Economapas foi inicialmente criado a partir de insights e experiência vindos do serviço de consultorias voltadas para negócios no ramo da construção civil, quando o CEO e Co-Fundador Gustavo Furtado percebeu que poderia criar um software onde todo o processo de análise poderia ser feito de forma mais automatizada e confiável. 

O principal objetivo é ajudar os negócios a prosperarem, de forma mais acelerada, por meio da inteligência de dados. A partir disso, a empresa pode entender padrões que trazem melhorias para diversas áreas do negócio, como: 

  • aumento das vendas por geração de leads mais baratos e qualificados;
  • redução de custo e tempo de vendas por otimização do tempo da equipe comercial;
  • maior retorno dos investimentos de marketing devido a campanhas geolocalizadas assertivas;
  • redução de risco, custo e tempo no processo de expansão de negócio ou lojas;
  • aumento do faturamento das regiões e locais escolhidos para futuros negócios;
  • melhora da inteligência de mercado e monitoração de concorrência.

Além disso, quando falamos em planejamento empresarial focado na expansão do negócio, o Economapas fornece um panorama completo do potencial de consumo por região e classe social, organizados em diversas categorias. Isso é feito por meio de mapas de calor, análise de ponto e outros indicadores personalizados para sua empresa. 

A elaboração do planejamento empresarial estratégico

A criação de um planejamento empresarial estratégico se baseia em alguns pilares. Em cada um deles, metodologias, ferramentas e o software do Economapas tornarão essa elaboração muito mais simples. Veja só:

  1. aprendizado baseado na concorrência: invista no benchmarking, observando o que outras empresas do seu ramo estão fazendo;
  2. análise de mercado: outra etapa importante, pois diz quais são os produtos e serviços que a empresa precisa focar — tudo baseado no perfil do seu público-alvo e como ele deverá ser abordado;
  3. definição de objetivos: um plano não é um plano sem um objetivo, mas saiba que é preciso traçar metas tangíveis baseadas na realidade em que sua empresa se encontra no momento;
  4. estabelecimento do plano operacional: é o momento de desenvolver como a empresa irá chegar no objetivo.
  5. planejamento financeiro: o planejamento empresarial precisa estar alinhado com as finanças da empresa, por isso, é preciso saber o quanto poderá investir para que o negócio atinja as metas;
  6. avaliação do plano em detalhes antes de colocar tudo em prática. 

Você já sabe como o planejamento empresarial é fundamental para o crescimento da sua empresa e, melhor que isso, sabe também como o Economapas ajuda na elaboração dessa estratégia — estando em constante evolução com base nas mudanças tecnológicas e do mercado.

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