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Como utilizar inteligência comercial a favor do seu negócio

4 minutos para ler

Inteligência comercial é fundamental para quem deseja garantir uma previsibilidade do seu negócio. Trata-se de uma estratégia que se baseia em dados para tomar decisões acertadas. Em outras palavras, minimizar os riscos e melhorar os resultados das vendas.

Você garantirá diferencial competitivo à sua empresa e conquistará o topo ao aderir técnicas eficientes no dia a dia empresarial, capturando e analisando informações relevantes e específicas.

Se você assiste a filmes de guerra, com certeza, já viu essa cena clássica: antes de uma batalha, comandantes se reúnem em uma sala, estudam o inimigo e preparam o ataque. O que há em comum com os negócios? A busca por informações para embasar as ações.

Você sairia vendendo de porta em porta um produto, em uma cidade qualquer, sem saber se há demanda? Provavelmente, a resposta é não!

A inteligência comercial permite analisar a concorrência, o comportamento do mercado e reduzir tempo e custos para a aquisição de leads qualificados e clientes. Quer entender como? Acompanhe nosso post.

Investigue os concorrentes

Não basta saber quais produtos seus concorrentes vendem. É preciso conhecer a rotina, técnicas de prospecção e como se posicionam no mercado. Confira algumas dicas de como realizar isso na prática.

Visite os sites

Construídos para atrair clientes, eles entregam informações valiosas sobre as empresas, como preço, produto, local de atuação, benefícios etc. Uma visita aos endereços eletrônicos dos concorrentes renderá uma boa análise de dados.

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Você receberá no e-mail informações valiosas sobre como as empresas se posicionam no mercado, quais estratégias de marketing produzem e como abordam o lead, por exemplo. Assim, entenderá qual a proposta de valor que a concorrência quer entregar ao cliente.

Siga nas redes sociais

Novamente, trata-se de conhecer o posicionamento de mercado. É por meio das redes sociais que conseguimos perceber muito sobre prospecção, estratégia de marketing digital, entre outros.

Faça estudos geolocalizados

Por meio de softwares, mapeie cidades ou regiões específicas que ajudem a conhecer mais sobre o mercado concorrente.

Seja cliente da concorrência

Nada melhor que conhecê-los, percebendo como abordam, se relacionam e vendem. Então, que tal uma compra em um negócio semelhante ao seu?

Organize a equipe comercial

Uma ferramenta indispensável à sua equipe é o CRM. O software reúne e organiza informações de todos os clientes, histórico de relacionamento, produtos ou serviços comercializados, número de vendas, segmentação, custos, investimentos, datas etc.

A ferramenta ajuda na análise de todas as fases do processo de comercialização, pois organiza números relevantes que devem ser avaliados para identificar os próximos passos.

Use táticas de marketing direcionadas

Por meio de uma solução de geomarketing, por exemplo, é possível realizar uma análise detalhada do perfil de consumo e concorrência próximos do seu negócio. Além disso, escolher os melhores locais para as ações utilizando informações sobre fluxo de pessoas e perfil socioeconômico do público-alvo.

Por fim, definir produtos e preços conforme o perfil de consumo local (entendendo o comportamento e a preferência dos leads, prospects e clientes), entre outros pontos.

Fidelize clientes

A busca de padrões de comportamento pode ser utilizada para ações de prospecção. Por meio desse método, torna-se viável qualificar os leads: definir perfil ideal e intenção de compra.

Assim, segmentar o público para atraí-lo com eficiência e menos custos. Os dados fornecidos pelo software ajudam a direcionar e adaptar o discurso de marketing e de vendas mostrando apenas o que é de interesse dele.

Por exemplo: com o auxílio de ferramentas de automação de marketing, o relacionamento com os contatos prioriza uma comunicação segmentada e personalizada. É uma tática para conquistar e fidelizar clientes. Com um processo de vendas automatizado, a empresa otimiza os resultados de conversão e reduz custos de aquisição.

Entender o mercado em que está inserido, analisar métricas e indicadores permitirá realinhar o negócio e tomar decisões acertadas. Ao apostar em estratégias de inteligência comercial, você diminui os custos de atração, prevê perda de clientes, risco de crédito, potencial de consumo, entre outros.

Quanto mais a empresa se debruçar sobre os dados, mais trabalhará de forma direcionada para atingir os resultados. Gostou das nossas dicas? Assine nossa newsletter e receba mais conteúdos.

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