Segmentação demográfica – vantagens para o seu marketing digital

4 minutos para ler

Ao contrário da segmentação geográfica, que abrange o mercado por localidade, a segmentação demográfica é a estratégia que vai definir quem é o seu comprador ideal e eliminar da lista de prospectos as pessoas que não têm nada a ver com o seu negócio. 

Esse é o passo fundamental que você precisa dar antes de vender. Então continue lendo este artigo para saber como essa segmentação irá te ajudar nos negócios!

O que é segmentação demográfica?

A segmentação demográfica é o tipo de estratégia para selecionar o público-alvo a ser atingido com base em dados populacionais, como idade, gênero e renda.

Segundo o que o campo da ciência diz, a demografia é o estudo que analisa as populações humanas. A segmentação demográfica no marketing digital significa a parcela de pessoas com características semelhantes que serão alvos dessa estratégia, sendo um instrumento bastante utilizado nas configurações de anúncios para mídias sociais.

Importância da segmentação demográfica

Realizar a segmentação demográfica te ajuda a especificar para quem você vai direcionar sua comunicação para desenvolver o relacionamento e aumentar as chances de vender. O fato é que as necessidades das pessoas variam de acordo com muitos fatores, sendo o principal deles a demografia.

Pessoas mais novas têm necessidades diferentes das mais velhas, bem como as que pertencem a classes sociais mais baixas têm outros problemas comparando com as de classes sociais mais altas. Os pensamentos e consumos de produtos e serviços são diferentes, portanto é necessário saber com quem você está se comunicando para estabelecer um bom relacionamento.

É mais vantajoso atingir uma quantidade menor de pessoas segmentadas do que maior número de usuários. Segmentar os públicos te ajuda a ter ações de marketing mais precisas e focadas, além da facilidade, rapidez e praticidade na hora de coletar os dados.

Por exemplo, a Grand Cru é uma empresa de vinhos, ou seja, a segmentação se dá pela faixa etária do público alvo para pessoas acima dos 18 anos e que gostam de degustar uma boa bebida. Já a Brognoli é uma empresa imobiliária para pessoas cuja renda seja alta por conta dos produtos de alto padrão oferecidos. Então o foco das campanhas e estratégias para essas duas empresas terem sucesso com os leads giram em torno dessas segmentações.

Por isso é fundamental saber os tipos de segmentação demográfica.

Tipos de segmentação demográfica

Nem todas as pessoas se encaixam para todos os tipos de negócios. Então veja abaixo a lista que fizemos e analise quais segmentações se adequam mais para os objetivos do seu empreendimento:

  • Faixa etária;
  • Estado civíl;
  • Gênero;
  • Geração;
  • Renda;
  • Ocupação;
  • Nível de escolaridade;
  • Religião;
  • Raça;
  • Nacionalidade.

Vantagens que o Economapas te oferece

Uma das plataformas que você encontra todas as informações que precisa para começar a segmentar geograficamente as ações da sua empresa é o Economapas. Com ela, você terá informações geolocalizadas de população, renda, consumo, empresas e mercados em 5.565 cidades do Brasil.

Planeje sua expansão ou abertura de negócio

Através de informações socioeconômicas, de mercado e todas as empresas ativas geolocalizadas, você será capaz de avaliar de forma objetiva a área de influência de um novo estabelecimento. Com menos risco, menor custo e maior potencial de faturamento.

Trace campanhas de marketing mais assertivas

Com informações detalhadas da população, renda, classe social, faixa etária, consumo e negócios em cada região, desenvolva ações de marketing mais direcionadas e com maior probabilidade de retorno para seu negócio.

Aumente suas vendas usando informação

Crie seus territórios e visualize informações de concorrência, fluxo de pessoas, perfil de público alvo, potencial de consumo e a base de empresas ativas do país (mais de 22 Milhões de CNPJs), gerando leads B2B e avaliando de forma mais confiável onde focar esforços para vender mais.

Seus clientes, unidades, concorrentes, leads e muito mais com um clique

Cadastre seus clientes, pontos de venda, estudos, concorrentes ou qualquer ponto e informação que seja importante analisar em um mapa e seja capaz de gerir de maneira simples a sua rede com a distribuição geográfica, o perfil e a evolução do mercado em cada região, de forma a tomar decisões fundamentadas por dados para orientar seu crescimento.
Clique aqui e veja como funcionam nossos planos! Não perca mais tempo e faça o teste grátis para ficar um passo à frente da concorrência!

Posts relacionados

Deixe um comentário