Segmentação geográfica marketing: uma estratégia inteligente.

5 minutos para ler

Uma boa estratégia de marketing é fundamental para qualquer marca que deseja ampliar seu alcance, seja de grande ou pequeno porte e a segmentação geográfica marketing é uma das principais estratégias para ajudar a sua empresa a direcionar o marketing e conseguir o alcance com os resultados esperados, além de inúmeros outros benefícios.

Segmentação geográfica marketing: por que é importante?

A segmentação geográfica é, como dissemos, uma estratégia de marketing que consiste em direcionar o marketing para um público-alvo baseado em uma localização geográfica específica. Basicamente, essa estratégia considera as necessidades e as particularidades culturais de um local, elaborando uma estratégia de marketing direcionada capaz de atingir melhor os clientes e engajar os consumidores.

Através da segmentação geográfica, é possível compreender os interesses dos consumidores em uma área delimitada, permitindo, assim, que a mensagem transmitida através do marketing seja do melhor interesse do consumidor, considerando as relevâncias da cultura e das necessidades locais.

Essa estratégia de marketing permite que a sua empresa dialogue diretamente com as necessidades dos clientes, trazendo uma melhor identificação com o produto ofertado e contribuindo para uma melhor relação entre o cliente e a sua marca.

Algumas vantagens da segmentação geográfica são:

Aumenta a relevância da sua marca: as estratégias de marketing direcionado sempre focam em aspectos que os clientes necessitam. Uma estratégia de marketing é capaz de fazer com que o cliente se identifique com a sua marca.

Melhora a eficiência do orçamento: a segmentação geográfica marketing faz com que os gasto do orçamento sejam melhor planejados, evitando investimento em marketing desnecessário ou que não converse com o público.

Como é feita a segmentação geográfica?

Há diversos parâmetros para fazer uma segmentação geográfica. Cada segmentação diferente trabalha com uma variável e, dependendo do produto ou serviço ofertado, é possível elaborar uma estratégia de marketing diferente para cada necessidade.

A geolocalização, por exemplo, é um dos parâmetros mais utilizados pra elaborar uma estratégia de geomarketing capaz de aumentar as vendas com base no comportamento dos consumidores de um local.

A segmentação geográfica pode incluir os seguintes parâmetros, entre outros:

  • Localização

Esse parâmetro se baseia diretamente na localização, podendo segmentar por bairros e cidades ou até por continentes.

  • Clima

A segmentação pode envolver fatores climáticos, direcionando as estratégias para produtos que sejam condizentes com as condições climáticas do lugar.

  • Cultura

É possível fazer uma segmentação geográfica baseada na cultura do local, considerando as variações entre os países e regiões. Com isso, é possível elaborar uma boa estratégia de marketing que permita um melhor engajamento do cliente, conversando diretamente com sua realidade pessoal.

Esses são alguns exemplos de parâmetros que podem ser considerados na hora de elaborar sua estratégia de marketing com segmentação geográfica. Outros exemplos de parâmetros podem ser: fuso horário, idiomas, tipo de população e densidade populacional, entre outros.

Segmentação geográfica: exemplos

Para entender melhor as vantagens da segmentação geográfica, vamos trazer um exemplo prático para ilustrar.

Imagine uma empresa de sorvetes que queira expandir seus negócios para outras regiões do país. Coletar informações sobre e segmentar as áreas que possuem uma temperatura mais elevada pode fazer com que a estratégia de marketing seja mais eficiente na hora de escolher para onde expandir os seus negócios.

Para além disso, dados como os costumes locais em consumir sorvete também permitem que você escolha para onde expandir a sua marca de maneira mais eficiente.

Outro exemplo é na hora da criação de conteúdo. Para empresas que querem expandir para outros países, considerar as preferências locais e trabalhar a mensagem do seu marketing baseado em algo que conversará com a população local garante que você tenha um maior engajamento dos clientes.

O que é segmentação demográfica?

Assim como vimos na segmentação anterior, a segmentação demográfica permite uma estratégia de marketing com base nas informações demográficas de um dado público. Essas informações podem incluir: idade, sexo, tamanho da família, renda, raça, nacionalidade, religião, etc.

Como complemento para a segmentação geográfica, coletar essas informações permite que haja um melhor planejamento e definição do escopo de nossa estratégia e análises assertivas para com o nosso público-alvo específico.

Por exemplo, ao saber em que regiões há populações mais jovens, é possível direcionar os esforços de divulgar serviços que contemplem essa faixa etária, reduzindo custos em ações e esforços de marketing ineficientes e que não dialoguem com o público do local.

A Economapas é uma empresa que se empenha em fornecer as informações necessárias para que você possa elaborar suas estratégias de marketing inteligentes, seja com segmentação demográfica ou segmentação geográfica, ou com outras estratégias baseadas em geolocalização.

Nos esforçamos para garantir uma ferramenta acessível, rápida e de fácil utilização que permite com que você elabore suas estratégias de geomarketing para melhor captar seus clientes e ampliar a qualidade do seu planejamento comercial!

Torne suas estratégias de marketing inteligentes, conheça a Economapas

Posts relacionados

Deixe um comentário