As tendências do varejo para o segundo semestre de 2021 e ao longo de 2022 se voltam para o impacto da pandemia da COVID-19, mas também para o aumento da consciência dos clientes.
Segundo uma pesquisa divulgada neste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do comércio varejista no Brasil fechou em 2020 com uma alta de 1,2%, e 6% na receita nominal. Ou seja, embora a competitividade tenha aumentado, o cenário é positivo.
Para se manter alinhado, veja as principais tendências do varejo neste artigo!
3 tendências varejistas para o 2º semestre de 2021 e 2022
- cliente no centro;
- uso e análise de dados;
- digitação.
Essas são as principais tendências que as empresas de varejo terão que se adaptar. Entenda melhor:
O cliente ainda mais no foco
Dentre todas as tendências do varejo, o foco ainda mais intenso nos clientes é a que mais vai exigir uma reestruturação das dinâmicas empresariais. Na prática, isso quer dizer entregar tudo o que o cliente espera de uma experiência de compra. Mas não apenas isso, o valor ideológico do produto e o posicionamento da marca passam a ser ainda mais importantes para atrair e manter clientes.
Isso aponta para o abandono do consumo passivo, onde o consumidor não tem participação nenhuma sobre o que está sendo oferecido para ele. Assim, é necessário que as empresas aumentem e trabalhem em prol da sociedade, diversidade, sustentabilidade e sejam sempre transparentes nas comunicações com seu público-alvo.
Uso de dados, análise e personalização
Um estudo de 2019 feito pelo Google apontou que uma em cada três pessoas deseja receber recomendações de produtos personalizados de acordo com o seu perfil de compra.
Isso quer dizer que o armazenamento e análise de dados passa a ser fundamental para empresas que querem fornecer experiências mais personalizadas para seus clientes. Por isso, a tendência é que cada vez mais ferramentas tecnológicas de fornecimento de dados dos clientes e público-alvo – assim como big data – serão tão importantes.
Digitalização
Desde que o fechamento e restrição de funcionamento de comércios físicos devido a pandemia da COVID-19, a digitalização passou a fazer parte das tendências do mercado varejista. Como consequência, houve o aumento da competição, uma vez que comércios físicos passaram a competir com lojistas de e-commerce.
Ainda no segundo semestre de 2021 e em 2022 isso deve se intensificar ainda mais. O que vai forçar o mercado varejista a desenvolver estratégias digitais, aumentar a eficiência e produtividade. São desafios que só poderão ser superados com marketing, publicidade e ferramentas digitais.
Agora que você já está alinhado com as principais tendências do varejo, descubra as Tendências De Consumo Para 2021 aqui no blog do Economapas!