Tomada de decisão nas empresas: 5 dicas para ajudá-lo a decidir melhor

5 minutos para ler

Um dos maiores desafios de liderar um negócio certamente é acertar na tomada de decisão. Isso porque mesmo as menores decisões podem impactar diretamente no resultado do negócio.

Pensando nisso, preparamos este artigo para orientá-lo sobre o que é a tomada de decisão, quais aspectos precisam ser considerados e ainda te mostrar 5 dicas de como tomar as melhores decisões estratégicas para o sucesso do seu negócio. Confira!

O que é tomada de decisão?

Em linhas gerais, a tomada de decisão nada mais é do que o processo de escolha entre 2 ou mais alternativas possíveis para definir uma solução e, assim, direcionar a empresa. 

Envolve grande responsabilidade devido à análise de mercado, benefícios e oportunidades de todas as opções, a fim de optar e executar a melhor opção de acordo com a realidade do negócio naquele momento.

Para ter a melhor tomada de decisão nas empresas é fundamental levar em conta alguns aspectos, tais como os que veremos a seguir.

O que levar em conta na tomada de decisão?

Valores

Os valores são critérios norteadores de decisões, estabelecidos a partir do que de fato é importante para as pessoas que lideram a empresa. É parte fundamental da cultura, precisam ser transmitidos e vivenciados por todos.

Planejamento Estratégico

Compreende a análise do momento atual, forças e fraquezas do negócio para gerar uma estratégia a fim de alcançar os objetivos e metas da empresa. Após ser feito o Planejamento Estratégico do Negócio, o ideal é segmentá-lo no Planejamento Tático e Operacional das diversas áreas, para que se estruturem internamente a fim de alcançar os resultados desejados.

Metas

No processo de tomada de decisão, é fundamental avaliar se as metas estão claras e sendo cumpridas no tempo previsto. Para isso, algumas metodologias podem ser aplicadas para facilitar o seu andamento e visualização, tais como:

  • SMART: garantindo a definição de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
  • OKR’s: Objectives and Key Results, framework que viralizou por ser usado nas principais empresas do Vale do Silício.

Saúde financeira

Para avaliar como os recursos têm sido usados a favor do crescimento da empresa. Também deve ser considerado  como a decisão a ser tomada vai impactar as finanças, por exemplo: é um investimento alto, porém o tempo de retorno e o risco compensam? quais custos podem ser cortados sem prejuízos? 

Gestão de Pessoas

Como tal decisão pode impactar os seus colaboradores? Como eles podem ser ouvidos sobre a questão? Como as propostas deles podem ser avaliadas? É válido abrir espaço para os colaboradores ou é uma decisão apenas do gestor? Como administrar posições contrárias?

Agora que já vimos quais os impactos da tomada de decisão e a importância de levar em conta os diversos âmbitos que podem impactar e serem impactados por elas, vamos te dar 5 dicas para te ajudar a decidir de forma assertiva e tranquila.

5 dicas para tomada de decisão na empresa:

1 – Identifique o real problema

Algumas situações podem parecer complexas de início. Porém, ao serem avaliadas a fundo, se mostram mais simples e fáceis de resolver, sem grandes esforços ou necessidades de tomada de uma decisão complexa. 

Atente sempre ao contexto, ouça os colaboradores e busque a clareza nas questões. Caso identifique realmente ser algo que necessite de um processo decisório, não hesite em seguir adiante.

2 – Avalie as alternativas

Muitas vezes, trabalhar em processos decisórios significa lidar com muitas alternativas. Nestes casos, é ideal ter critérios eliminatórios para minimizar as possibilidades e decidir entre 2 ou 3 opções, no máximo.

Para isso, faça um pente fino e restrinja sua decisão para itens que garantam melhor custo x benefício e se sobressaiam em oportunidades em comparação com os riscos.

3 – Recorra aos valores

Os valores precisam ser levados em consideração na tomada de decisão e podem facilitar o processo, restringindo as opções e direcionando a escolha para a mais adequada à cultura da empresa.

4 – Revisite as metas e o planejamento estratégico

Afinal, toda e qualquer decisão precisa ter o seu impacto mensurado. Para isso, nada melhor do que verificar a real situação do negócio olhando números concretos para ter clareza do que pode ou não ser feito e de como diminuir possíveis riscos.

5 – Consulte especialistas

Além dos líderes e colaboradores da empresa, é possível contar com ajuda especializada para definir de forma assertiva os melhores rumos para o seu negócio. 

O aplicativo Economapas é um facilitador de tomada de decisões da empresa, por oferecer dados sistematizados e personalizados de acordo com os seus objetivos e adequado às suas necessidades. Conheça os recursos e experimente a versão trial por 1 semana.

Posts relacionados

Deixe um comentário