Como aumentar o market share de uma empresa?

6 minutos para ler

Você sabe como aumentar o market share de uma empresa? Market share é uma taxa percentual relativa aos produtos, serviços ou valores monetários, que uma empresa fornece ou detém no mercado. Com o uso de dados é possível criar uma estratégia mais eficientes para a expansão do seu negócio, uma vez que informações precisas permitem mapear clientes, concorrentes e áreas geográficas que favorecem a sua atuação.

As estratégias para a ampliação do market share devem ser adequadas para o posicionamento da sua empresa no mercado. Geralmente, um projeto de expansão inclui uma das estratégias que destacamos a seguir. Quer saber como aumentar o market share da sua empresa? Continue a leitura deste artigo!

Estude o perfil dos seus clientes

Ao compreender melhor o perfil e as preferências de consumo de seus clientes, é possível delimitar estratégias mais eficientes para aumentar o marketing share do seu negócio. Isso, porque você pode usar uma linguagem apropriada, que aproxima os consumidores da sua marca e aumenta o engajamento em pontos de contato.

Além disso, permite que sua empresa entregue produtos ou serviços mais adequados e com a agilidade demandada pelo seu público. Na expansão de mercado, por exemplo, são utilizadas informações dos clientes para aumentar a efetividade das estratégias:

  • expansão do mercado total: consiste em aumentar o número de clientes como um todo, ou seja, para todos os players do mercado, a partir da introdução de novos clientes, criação de campanhas que incentivem o uso do produto ou a ampliação da usabilidade dos itens já comercializados pela empresa (usos alternativos para aumentar a procura);
  • expansão de participação no mercado: permite conquistar pontos percentuais de market share por meio de táticas comerciais, como aplicação de descontos, campanhas de vendas e de promoções.

Essas estratégias podem ser melhor segmentadas com informações adequadas do público alvo da empresa. Outras ações que permitem o crescimento do negócio no mercado contemplam investimento em inovação, treinamento da equipe de atendimento e uso de métodos de relacionamento e fidelização de clientes.

Avalie as características do ambiente

Por meio do geomarketing é possível cruzar informações geográficas com dados do mercado para embasar decisões mais acertadas, que incluem:

  • áreas em que o público tem maior propensão para o consumo de seus produtos ou serviços;
  • locais onde a cadeia de suprimentos da sua empresa privilegia compras e entregas mais rápidas;
  • bairros ou cidades em que as características e quantidade populacionais são condizentes com os produtos e serviços que sua empresa comercializa;
  • locais em que a concorrência do seu ramo de atividade é maior ou menor.

Todas essas informações são imprescindíveis para que sua empresa aumente o market share, pois são elementos que favorecem o desempenho do negócio no mercado e ajudam ao crescimento sustentável no contexto em que ele está inserido.

Acompanhe o desempenho dos seus concorrentes

Essa é a questão mais importante na criação de estratégias para aumentar o market share de uma empresa. As organizações são classificadas como:

  • líderes de mercado: empresas que detém a maior parcela no seu ramo de atuação;
  • desafiantes: negócios com a segunda participação e maior anseio para a liderança;
  • seguidoras: empresas com menor participação, mas com atuação efetiva no mercado;
  • ocupantes de nicho: empresas com participações menos relevantes, mas que atendem a um nicho específico do mercado.

Acompanhar a atuação de todos esse players permite antecipar-se à concorrência e garantir os diferencias que podem melhorar a performance da sua empresa na divisão do mercado ou, pelo menos, manter a quantidade de clientes para os quais o seu negócio fornece produtos ou serviços.

O estudo dos concorrentes, também permite descobrir lacunas no fornecimento, como uma área geográfica não coberta ou um segmento de mercado em que a atuação de uma empresa com maior participação não é satisfatória, para que a entrante possa agir de forma mais agressiva.

Escolha o método de expansão

Para ganhar o mercado é preciso investir em várias frentes, mas todas devem abranger o estudo do público-alvo (clientes mais suscetíveis aos produtos ou serviços disponibilizados pela empresa). Nesse contexto em que o principal objetivo é aumentar o market share, as estratégias de ataque aos concorrentes são embasadas:

  • na fraqueza das empresas do mesmo ramo de atuação;
  • nas demandas de clientes insatisfeitos.

Essa procura dos clientes esquecidos pela concorrência pode acontecer com a diminuição dos preços de venda de seus produtos ou serviços e a criação de diferenciais — adesão de novos métodos de pagamento, disponibilização de entregas gratuitas, atendimento personalizado, percepção de maior qualidade dos itens comercializados ou melhoria dos processos de distribuição, por exemplo.

Existe uma forma de ataque que consiste em efetivar uma sequência de ações intermitentes para “minar” as forças dos concorrentes, por meio da redução drástica de preços em épocas sazonais, por exemplo. Essa atuação mais comedida não reduz os efeitos drásticos que podem causar na audiência de outros players em longo prazo.

Use os recursos certos

Saber como aumentar o market share de uma empresa pode ser o aspecto que falta para conquistar a liderança competitiva do seu negócio. Mas lembre-se, ao optar por qualquer uma dessas abordagens, o primeiro passo é ter um planejamento eficiente.

O planejamento estratégico da sua empresa deve contemplar o treinamento contínuo dos participantes, principalmente a força de vendas, o comprometimento de toda a organização na conquista desse objetivo e a adoção de tecnologia, que forneça aos tomadores de decisão dados mais precisos sobre o processo.

O uso de dados é imprescindível para aprofundar o estudo de todas as variáveis que compõem o mercado e antever problemas que comprometam o andamento da estratégia. Com ferramentas adequadas, como softwares de geomarketing, é possível entender a geografia de cada região, o potencial de consumo (volume e perfil de compra) do público e a atuação da concorrência.

A empresa Economapas usa conceitos como Big Data e inteligência de mercado para facilitar a tomada de decisão organizacional. Por meio do geomarketing, avançados métodos computacionais e estatísticos, o software fornece informações relevantes, de forma intuitiva e confiável, para ajudar gestores de todas as empresas em seu planejamento estratégico.

Entre em contato com a Economapas e descubra como aumentar o market share da sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário